Publicado por Redação em Metodismo, Notícia, Atualidade, Banner - 02/10/2017 às 10:56:13
Sessão Solene marca presença nos 150 anos de metodismo permanente no Brasil
Para quem for consultar os anais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, vai encontrar registrado, no dia 4 de setembro de 2017, a Sessão Solene que marca os 150 anos de metodismo permanente no Brasil. O deputado proponente foi Carlos Alberto Bezerra Júnior. O evento reuniu mais de 300 pessoas no auditório Juscelino Kubitschek, e uma exposição ficou aberta ao público entre os dias 4 e 6 do mesmo mês no Hall Monumental.
Para o presidente do Colégio Episcopal, Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, expressar a fé em um espaço público faz parte da herança wesleyana. “John Wesley sempre entendeu que a religião tem que se expressar publicamente. A gente considera que aqui, uma Assembleia Legislativa, seja o espaço do povo. Nesse aspecto, a Igreja está voltada para as demandas do povo e, consequentemente, estamos abertos/as às demandas da sociedade”, disse o Bispo Luiz.
Em um clima solene, o presidente do Grupo de Fraternidade Wesleyana, Bispo Ildo Mello, destacou a importância da união das igrejas. “Eu posso dizer que nunca na história desse país as igrejas de tradição wesleyana estiveram tão unidas”, afirmou Bispo Ildo.
Para o deputado proponente da Sessão Solene, Carlos Alberto Bezerra Jr., é muito importante ficar na memória da sociedade o trabalho da Igreja Metodista durante esse século e meio. “Uma noite especial de reconhecimento e legado espiritual dos 150 anos de metodismo no Brasil. Mencionamos em nosso discurso a importância dos trabalhos da igreja junto aos povos indígenas, à população de rua, às crianças, enfim, uma infinidade de ações que a Igreja Metodista tem deixado para a sociedade”, destacou o deputado.
Durante a Sessão Solene, para contar a história dos 150 anos de metodismo no Brasil, o departamento nacional de comunicação da área nacional produziu três vídeos com a história, desde o nascimento do fundador do metodismo, John Wesley, em 1703, até 2017. O material está disponível no canal do YouTube do Expositor Cristão ou no site www.expositorcristao.com.br.
Coral
Um coral com mais de cem vozes reunidas abrilhantou a Sessão Solene. Os/as coristas vieram de várias partes do estado de São Paulo. Até quem tinha dificuldade para se locomover participou. É o caso da irmã Leni Correa dos Santos, que veio de São Bernardo do Campo/SP. “Eu vim porque o Coral veio. Infelizmente não posso ficar lá porque a escada não permite, mas não faz mal, eu canto daqui mesmo”, disse a cadeirante da Igreja Metodista em Rudge Ramos
Credo
Para marcar a data, um Credo do metodismo permanente no Brasil foi elaborado por várias mãos e lido durante a celebração. O texto reafirma a fé, a esperança e a crença no Deus criador de todas as coisas. O documento está publicado no site da instituição em www.metodista.org.br e no site celebrativo em http://150anos.metodista.org.br.
Exposição
A Sessão Solene foi encerrada no auditório Juscelino Kubitschek. Logo em seguida, no Hall Monumental, a fita que abria a Exposição dos 150 anos de metodismo no Brasil foi cortada. São 18 painéis que narram a história do metodismo desde a Inglaterra, Estados Unidos e a chegada e permanência no Brasil.
Uma das organizadoras da exposição, a coordenadora do Centro Cultural Martha Watts, Joceli Cerqueira Lazier, explica a importância da exposição. “Falar de memória é sempre importante. Nós somos pessoas constituídas de memórias. Contar a história dos 150 anos de metodismo no Brasil retratando e pesquisando é sempre importante, tanto para nós, metodistas, como para as futuras gerações”, disse Joceli.
Reivindicações
Um grupo de aproximadamente dez representantes das Universidades Metodistas de Piracicaba e São Paulo entregaram durante a celebração folhetos às pessoas que chegavam para a Sessão Solene. O texto cobrava um maior compromisso por parte da gestão da Rede Metodista de Educação para com as universidades.
Site
A Igreja Metodista, em celebração dos 150 anos de missão permanente no Brasil, lançou no mês de agosto um site celebrativo que reúne informações e vários materiais sobre a história do metodismo no país, onde disponibiliza os links para quem deseja conhecer a história de cada Região Eclesiástica e Missionária, publicadas nas edições do Jornal Expositor Cristão no decorrer deste ano.
A plataforma conta com espaços especiais para as igrejas compartilharem fotos das celebrações locais, fotos antigas, vídeos-reportagens sobre a sessão solene ocorrida na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 4 de setembro, além de vídeos com testemunhos e um espaço para os/as metodistas enviarem seus relatos por e-mail. Ainda dá tempo de comprar a camiseta que marca os 150 anos de metodismo no Brasil. Basta acessar a Aba “Materiais” que você vai encontrar a camiseta e peças para divulgação nas redes sociais e logo oficial.
Cidadania
O Colégio Episcopal da Igreja Metodista reunido em Campos do Jordão/SP, no fim de agosto, plantou uma árvore no terreno da Igreja Metodista – a primeira igreja evangélica da cidade. A ação fez parte das programações dos 150 anos de metodismo permanente no Brasil. Mais detalhes e informações de como fazer essa ação estão disponíveis no site http://150anos.metodista.org.br
José Geraldo Magalhães
Publicado originalmente no Expositor Cristão de outubro/2017