Publicado por Redação em Coluna DNTC, Página da Criança - 12/12/2016 às 08:08:23
Reflexão e a solidariedade no contexto da vida cristã
Objetivo:Possibilitar a reflexão e a solidariedade no contexto da vida cristã.
Texto bíblico:
Lucas 3.11
Desenvolvimento:
Leia o texto bíblico, comente que Jesus estava explicando muitas coisas a uma multidão que queria saber como deveriam fazer para agradar a Deus. Jesus respondeu de uma forma bem simples: “repartam o que vocês têm com quem precisa”. Ou seja, em primeiro lugar, aquelas pessoas precisavam ser capazes de ter olhos abertos para enxergar as outras pessoas. Isso é muito importante, pois existem pessoas que nem cumprimentam as outras quando chegam a um lugar. Como esperar delas que estejam dispostas a perceber as suas necessidades?
A segunda coisa é que aquelas pessoas precisavam considerar as outras como iguais a si mesmas, para quererem repartir com elas. Existem pessoas que se acham melhores que as outras e agem como se estivessem olhando-as de alto para baixo. Não dá para pensar que essa gente vai querer repartir o que tem com quem acredita ser inferior.
.
A terceira coisa é que aquelas pessoas precisavam aprender a confiar em Deus, entendendo que Ele cuida delas a cada dia e que nada iria lhes faltar. Dessa forma, elas não seriam apegadas a coisas materiais e seriam capazes de repartir com quem necessitasse aquilo que elas tinham em excesso.
.
Converse com as crianças sobre essas verdades do texto e de outras que o Espírito Santo lhes inspirar para falar. Combine gestos concretos de solidariedade para começarem a colocar em prática neste Natal, mas combinem também outros gestos de solidariedade que possam realizar de forma sistemática, ao longo do próximo ano.
.
Ao final da atividade, ore com as crianças, pedindo que Deus lhes abra os olhos para ver a necessidade das pessoas, incline seus ouvidos para perceber os seus clamores e mova os seus corações em direção a essas pessoas, fazendo com que o amor de Deus brote através de vocês.
Rogéria de Souza Valente Frigo
Coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças