Publicado por Redação em - 25/07/2024 às 14:21:34

Projetos Missionários

 

PROJETOS COM OLHAR MISSIONÁRIO JÁ COMEÇAM A SAIR DO PAPEL

 

Saiba os detalhes das diferentes iniciativas da Secretaria de Vida e Missão da Igreja Metodista em andamento nos âmbitos nacional, regional e local

 

Até aqui o Senhor nos ajudou! Desde fevereiro de 2023 até hoje, junho de 2024, esta frase é o grande resumo do que significa estar à frente da Secretaria de Vida e
Missão da Igreja Metodista.

Ao assumirmos a Secretaria, percebemos quase que imediatamente que o desafio da função é muito maior do que imaginamos – e olha que não pensamos em poucas atribuições!

E um dos aspectos que tem sido a nossa prioridade é a área de missões, junto com a juventude da Igreja, pois entendemos que uma Igreja que tem um olhar missionário, especificamente para a expansão do Reino de Deus e para a vivência de um avivamento, com uma juventude forte, com certeza terá forças para superar os desafios que têm se apresentado à nossa Igreja nacional, regional e local. 

Com isso, buscamos em primeiro lugar uma aproximação com a Câmara Nacional de Expansão Missionária e o seu coordenador, onde temos desenvolvido alguns projetos, que começaram como sonhos, mas que hoje já têm saído do papel para se tornarem realidade.

Um dos projetos que está prestes a se concretizar é o mapa da presença metodista no Brasil. Este mapa, além de sinalizar para as pessoas onde encontrarem nossas comunidades, também será um instrumento estratégico que nos permitirá estabelecer planos de ação para onde queremos desenvolver nossas
comunidades, pois perceberemos onde temos maior concentração de igrejas locais e seremos desafiados a irmos para novos espaços missionários onde a presença da Igreja Metodista não existe ou ainda está escassa. Só para mencionar algumas instrumentalidades deste projeto.

Outro projeto missionário que temos, este advindo de uma decisão do 21º Concílio Geral, foi a criação dos Campos Missionários Regionais. A Igreja como um todo tem se esforçado para apoiar nossos campos, no sentido de desenvolvermos o trabalho em prol do Reino de Deus nos oito campos. Inclusive nossa COGEAM tomou a decisão, no ano passado, de destinar percentual substantivo da Oferta Missionária Nacional  para investimento nestes lugares,decisão esta que se repetiu em 2024, com um incremento do valor, que saltou de R$ 350.000,00 para R$ 500.000,00. Para muitos, este montante pode ser um desafio, mas se alcançarmos o objetivo, com certeza fará a diferença para as igrejas locais dos campos missionários, bem como para os nossos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul que receberão também um investimento da Igreja Metodista através da Oferta Missionária. 

 

PARCERIAS INTERNACIONAIS PARA PROJETOS LOCAIS

Temos ainda nossas parcerias internacionais, onde temos buscado recursos externos para nossos projetos em igrejas locais, que passamos a relatar:

Alemanha
• Projeto Boia-fria: Apoio a Crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social.
• Casa Suzana Wesley: Meninas adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Realizam-se atividades de apoio escolar e oficinas.
• Projeto Tapeporã – Dourados: Atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias da comunidade indígena Tapeporã (etnias Guarani/ Terena/ Kaiowa). Realizam-se atividades de recreação, esporte e lazer, além de palestras e acompanhamento para adolescentes sobre prevenção do uso de drogas. Por ser uma comunidade com atuação da Igreja Metodista, realizam encontros semanais de estudo bíblico e acompanhamento espiritual e social, através de visitas às famílias.
• Projeto Tremembé: Atendimento à população indígena do Tremembé, homens e mulheres em processo de formação em nível superior. O projeto é uma escola pública e gratuita de Educação Diferenciada para formação em Pedagogia da população indígena Tremembé (Curso Cuiambá).
• Projeto Sombra e Água Fresca – Liberdade: Atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. É um projeto social gratuito que integra uma rede nacional de projetos da Igreja Metodista, chamada Sombra e Água Fresca. No projeto Liberdade, são atendidas 125 pessoas, entre crianças, adolescentes e famílias, com diversas atividades.
• Projeto Alemanha – Criança Ajuda Criança – Amazônia Legal: Atendimento a crianças/adolescentes, refugiados e missionários que atuam em diferentes áreas na
Região Amazônica e com diversos tipos de atendimentos. Todos são gratuitos e contam com ajuda de voluntários e parcerias dentro das Igrejas Metodistas.

GBGM – General Board of Global Ministries
• Barco Hospital: Auxílio nas operações com o barco “John Wesley Medical Boat”. O Barco Hospital também desenvolve projeto de ecoturismo, criado para unir turismo ecológico e ação missionária, em vilas e povoados ribeirinhos e indígenas e nas comunidades metodistas da cidade de Manaus, além de atendimento médico e odontológico.
• Projeto Música e Missão (2024): O objetivo do projeto é capacitar os músicos do ministério de louvor já atuantes e também formar novos músicos, contemplando crianças, jovens e adolescentes, de forma que no período de nove meses já estejam praticando e colaborando com o ministério de louvor na missão da igreja local.
• Encontro com Cristo – Projeto Plantar (2023-2024): Este projeto integra um projeto maior da Igreja Metodista de plantar novas igrejas em cidades que não têm igrejas metodistas. Este projeto tem como finalidade plantar nova Igreja na cidade de Bragança Paulista (SP).
• Encontro com Cristo – Projeto Missão Amazônia (2023-2024): Este projeto fornece assistência gratuita nas áreas de saúde, com atendimento odontológico e orientações de higiene; atividades de leitura na área da educação; desenvolvimento comunitário e espiritual para “comunidades ribeirinhas e indígenas” da região da
Amazônia.
• Projeto de Investimento e Infraestrutura na Missão – REMNE: Apoio no desenvolvimento e implantação de igrejas. Trabalho de evangelização na comunidade e programas educacionais (treinamentos e programas de discipulado), proteção aos direitos indígenas além de ministérios com mulheres, jovens e crianças.
• Projeto de Evangelização na cidade de São José do Calçado – 4ª Região: Promoção do movimento evangelístico ao redor da cidade de São José do Calçado, capacitando jovens e adolescentes em melhores práticas evangelistas com evangelização nas cidades vizinhas.
• Projeto Sombra e Água Fresca: Projeto em auxílio às igrejas locais para desenvolvimento socioeducativo às crianças e adolescentes em situações de risco. São realizadas atividades extraescolares que contribuem para o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e espiritual, oferecendo, assim, melhores condições de vida. 

UMCOR – United Methodist Committe on Relief
• Projeto Casa na Luz (2023-2024): Atende mulheres imigrantes e refugiadas de diferentes países com diversas atividades (formação em diferentes áreas), cestas
básicas, distribuição de roupas, apoio com enxoval às mulheres gestantes, atendimento social, psicológico e jurídico com os profissionais dessas áreas. Com as crianças, realiza atividades de ensino da língua portuguesa e recreação.
• Projeto com Bolivianos (2023- 2024) – Igreja Metodista em Vila Maria: Atendimento à comunidade de imigrantes da Bolívia que é formada por famílias que vieram para o Brasil em condições precárias e vulneráveis, com necessidade de apoio e orientação para inclusão social.
• Socorro ao Rio Grande do Sul: Apoio referente às enchentes e fortes chuvas ocorridas em setembro de 2023.

AÇÕES NACIONAIS
Por fim, também como parte do trabalho desenvolvido na Secretaria de Vida e Missão, importante falar do olhar sobre a Sede Nacional durante este ano e meio, tendo como uma de nossas prioridades a redução de custos para que, no menor tempo possível, tenhamos um orçamento exequível, visando diminuir ao máximo nosso déficit, que infelizmente ainda existe e é grande, muito por conta da Recuperação Judicial, que limitou a entrada de aluguéis que recebíamos da Rede - o que, até então, era nossa principal fonte de receita orçamentária.

Destaco ainda um trabalho que estamos fazendo junto aos segmentos nacionais visando ter uma maior conexionalidade, para que possamos juntos potencializar as ações nacionais, com todos os segmentos se ajudando e trabalhando em conjunto na medida do possível e de acordo com as características da ação. Algumas ações já temos visto do trabalho desenvolvido por esses segmentos, tais como os encontros nacionais e as novas revistas da Escola Dominical, só para citar dois exemplos.

DESAFIOS E SONHOS
Quando olhamos para desafios, percebemos que são muitos: hoje temos de reformular nossa Editora Angular, tornando-a mais eficiente; precisamos potencializar nossa ação missionária através de um plano de ação que seja exequível – em algum momento devemos construir indicadores para que possamos avaliar e manter ou corrigir a rota da Igreja nacional, regional e local; mudar o olhar da instituição para a missão de ganhar vidas para Jesus; fortalecer a missão das igrejas locais; ter um olhar para a nossa juventude – que, muitas vezes, sai de nossas igrejas para outras denominações ou ainda para o mundo –, visando que possam ter o espaço para “reformar a Igreja” e para sentirem-se como parte integrante e relevante da nossa missão, entre outros.

Os sonhos são muitos, mas pretendemos tratar uma prioridade por vez, sendo que, neste momento, devemos lidar e colaborar no que está ao nosso alcance para enfrentarmos a crise sem deixar que a Igreja perca o olhar prioritário para a sua missão, seja a nível nacional, regional ou local. Afinal, fazemos parte de um projeto de Jesus Cristo, quando nos diz: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28:19).

 

Pastor Renato Saidel
Secretário Nacional de Vida e Missão