Publicado por Redação em Notícias - 22/03/2018 às 12:09:35

Projeto Sombra e Água Fresca celebra o Dia Mundial da Água

agua-504-800x568.jpg

Para celebra o Dia Mundial da Água, a equipe do Projeto Sombra e Água Fresca (SAF), compartilhou em seu site a reflexão de Vanessa Sardinha dos Santos, publicada por Brasil Escola. Além do conteúdo, o SAF oferece ideias para realizar um encontro com base no tema, junto às crianças das igrejas e comunidades brasileiras.

Confira o conteúdo abaixo na íntegra, ou acesse o site do Projeto Sombra e Água Fresca

Água Fresca. Esta expressão tem alguma coisa em comum com o nosso Projeto! Claro que tem! Esta expressão faz parte do nome do nosso Projeto Sombra e Água Fresca. E um dos grandes motivos para a  escolha do nome do nosso projeto está exatamente na grande importância da água em nossas vidas e na vida de todo o Planeta.

E hoje vamos falar da ÁGUA, este elemento que é considerado o tesouro da natureza. Colocamos aqui um texto para entendermos mais porque a Água é tão importante:

Dia 22 de março – Dia Mundial da Água*

Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. 

Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2-A água é a seiva do nosso planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Como toda a população necessita da água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.

O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água!

* SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "22 de março – Dia Mundial da Água"; Brasil Escola. Acesso em 20 de marco de 2018.

Sugestão para realizar um encontro sobre o DIA MUNDIAL DA ÁGUA com as crianças:

1. Receba as crianças com aquela alegria de sempre e proponha que façam um semicírculo, voltadas para um quadro onde se possa escrever.
2. Escreva no quadro com letras bem grandes a palavra ÁGUA.
3.  Explique que você fará uma pergunta e cada um (a) deve levantar e escrever no quadro uma ou duas palavras que respondam a sua pergunta:

Para que serve a água?

4. Estimule a participação das crianças  ( ajude quando alguma solicitar ajuda para escrever)
5. Peça para lerem tudo que escreveram.
6.  Comente sobre a importância da água para toda a humanidade e para toda a natureza e então desenvolva um diálogo com base no texto sobre o Dia Mundial da Água. Destaque alguns aspetos:

- a poluição da água;
- a escassez da água;
- o desperdício
- outras que julgar importante e têm acontecido em sua região.

7. Organize as crianças em dupla e peça para que cada dupla elabore uma frase que ajude as pessoas a aprenderem  a evitar o desperdício da água. (entregue para cada dupla uma folha de papel e um pincel).
8. Estimule cada dupla para ler a sua frase,
9. Organize um painel com as crianças.
10. Encerre o encontro com o cântico Herdeiros do Futuro (Autoria de Toquinho e Elias Andreato).

Redação EC
Com informações do Projeto Sombra e Água Fresca


Posts relacionados

Notícias, por Felipe David Pereira

Igreja Metodista em Ubá realiza especial de Natal com o tema Notícia Boa

“Notícia Boa” é o tema do Especial de Natal produzido pela Igreja Metodista em Ubá e suas congregações - Tocantins, Guidoval, Canaã e Colônia Padre Damião.

Conscientização, Atualidade, Educação, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Metodista oferece bolsa de até 100% no segundo semestre

A Universidade Metodista de São Paulo abriu mais uma fase de inscrições para a Bolsa Social, que oferece benefícios de 50% e 100% nas mensalidades até o final do curso.

Notícias, Notícia, Igreja e Sociedade, Atualidade, Conscientização, Missão, por José Geraldo Magalhães Jr.

Presidenta da Diaconia assina Termo de Convênio do Projeto Algodão em Sergipe

A Presidenta da Diaconia, Pastora Joana D'Arc Meireles, assinou hoje pela manhã, 12, no Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado no município de Nossa Senhora da Glória, Alto Sertão Sergipano