Publicado por Redação em Notícia - 06/10/2023 às 11:04:51
Professor Metodista no Campeonato Mundial de Taekwondo
Professor da Metodista representará o Brasil no Mundial de Taekwondo dia 15
Com vários títulos na carreira esportiva, o professor Fernando Ripoli foi convocado para representar o Brasil no Mundial de 2023 em 15 de outubro próximo, por meio da Seleção Paulista.
O docente da Universidade Metodista de São Paulo é faixa preta de Taekwondo 3º DAN, reconhecido nacionalmente pela Liga Nacional de Taekwondo (LNT/SP) e registrado como faixa preta internacionalmente no maior centro de treinamento e disciplina da modalidade no mundo, a KUKKIWON (World Taekwondo Headquarters).
“Treino Taekwondo desde 1993. Iniciei no projeto social Leões do Taekwondo em Ribeirão Pires, onde nasci e moro”, cita professor Fernando Ripoli, que tem 46 anos e soma títulos como tricampeão paulista, tricampeão brasileiro e bicampeão panamericano de Taekwondo, este na categoria Kyorugui-Luta.
“Ter sido convocado para compor a Seleção Paulista de Taekwondo foi uma grande surpresa, devido ao fato de eu possuir o 2º Lugar no ranking estadual da Liga Nacional de Taekwondo. Fiquei muito feliz pela oportunidade que o mestre Cláudio Higuchi me proporcionou. Estou treinando todos os dias, me preparando para chegar ao pódio no Campeonato Mundial”, diz ele com entusiasmo.
Fernando Ripoli é professor-doutor na Metodista desde 2017, atuando na Educação a Distância (EAD) como professor-auxiliar na Faculdade de Teologia. Sua área de atuação é Bíblia e História, mas possui formação em quase todas as áreas das Ciências Humanas e Linguagens, mais especificamente, na Educação Física.
Faixa preta
O Campeonato Mundial de Taekwondo no Brasil, a ser realizado em Arujá, São Paulo, é um evento para faixas pretas e está sendo organizado por meio de parceria que o grão-mestre Yeo Jin Kim - responsável no Brasil pela Liga Nacional de Taekwondo - realizou com a WOTF – (World Olympics Taekwondo Federation) da Coreia do Sul (Federação Olímpica Mundial de Taekwondo). Em 2024, o Mundial de Taekwondo será na Coreia do Sul.
Vários países confirmaram presença na competição de 2023, entre os quais Peru, Coreia, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Estados Unidos. Além da disputa mundial em 15 de outubro, prof. Ripoli participará da 15ª edição da Copa América da modalidade, também em Arujá, dias 13 e 14.
Dieta rígida
A dieta de um atleta de alto desempenho do Taekwondo é bastante rígida. Professor Ripoli conta que se alimenta de 30% de carboidrato, 40% de proteínas e 30% de verduras, legumes etc. “Mas, como sou profissional de Educação Física, isso tem me ajudado”, aponta.