Publicado por Redação em Notícia, Internacional - 09/09/2016 às 16:51:17
Primeira mulher superintendente da Igreja Wesleyana ganha Prêmio da Paz Mundial Metodista
O Prêmio da Paz Mundial Metodista foi fundado em 1976, na Conferência Metodista Mundial em Dublin, Irlanda. Este ano, a ganhadora do prêmio foi a Revda. Dra. Jo Anne Lyon, superintendente geral da Igreja Wesleyana.
Além de liderar a Igreja Wesleyana, a Dra. Lyon é o fundadora da World Hope International, uma organização de ajuda e desenvolvimento que visa aliviar o sofrimento e injustiça em 30 países.
Foto de Brant Mills, Texas Conference
A World Hope International começou como uma organização sem fins lucrativos na casa de Jo Anne, e sob a sua liderança cresceu, se tornando uma grande agência de ajuda e desenvolvimento cristã, agora trabalhando em 30 países. O grupo tem focado em trazer água limpa e alimento espiritual para as comunidades e oferece programas de cura holística para amputados pós-guerra.
Lyon trabalhou para aumentar a conscientização sobre o tráfico humano, e ela representou sua denominação junto ao presidente Obama no Conselho Consultivo sobre Parcerias Religiosas e vizinhança.
"Buscando a justiça por si só pode tornar-se tudo político", disse Lyon. "Mas a justiça sem busca de justiça para outros leva ao isolamento do mundo. Nós encontramos esse equilíbrio, incluindo o juízo e a justiça enraizados na Bíblia e na nossa identidade histórica."
Lyon deu um discurso em plenário na conferência em 3 de setembro e observou o poder inerente às 80,5 milhões de pessoas representadas nos grupos unidos que fazem parte do Conselho Metodista Mundial.
"Oitenta milhões de nós. Isso é um monte de gente, gente!", disse ela. "E Deus pode fazer muito com a gente. E se conseguirmos focar na missão e visão que Deus tem para nós, literalmente, neste momento na história o mundo pode ser virado de cabeça para baixo."
Prêmio da Paz Mundial Metodista
Os critérios para determinar quem deve receber o Prêmio da Paz Mundial Metodista são: coragem, criatividade e consistência.
No que diz respeito à coragem, a referência pode ser o enfrentamento de perigo físico, ou a colocação dos seus interesses pessoais em risco. Isto incluiria prejuízo para a vida pessoal e familiar de uma pessoa, a possibilidade de mal-entendidos ou até rejeição por parte dos grupos e organizações nos quais tenha interesse em participar.
Criatividade inclui a consideração de atividades para abrir novas iniciativas e novos motivos de negociações e progresso, também se o destinatário potencial atrai outras pessoas para participar em trabalhar para a causa da paz, e constrói-se um corpo crescente da opinião cometida a favor de e trabalhando para a causa da paz.
A consistência julga se o esforço é sustentado ao longo de um período contínuo apesar das decepções, frustrações e contratempos.
O destinatário recebe o medalhão dourado lasca/ouro, uma citação e o valor simbólico de US $ 1.000, como reconhecimento.
Redação EC com informações de Sam Hodges | United Methodist News Service
#OneWMC2016