Publicado por Redação em Notícia - 31/07/2024 às 13:00:42

Permanecei!

 

Encontro Nacional Metodista de Jovens 2024 buscou inspirar e fortalecer cada
participante para ser uma testemunha viva de Cristo em sua comunidade

 

"Ninguém despreze a tua mocidade; mas seja o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (I Timóteo 4:12)

O encontro nacional é uma atividade crucial, que desempenha um papel fundamental em nosso serviço à juventude e à igreja local em todo o território brasileiro. Um dos eventos mais significativos em nosso calendário, que reúne jovens de todas as partes do Brasil para um tempo de comunhão e alinhamento. Neste encontro, buscamos inspirar e fortalecer nossa juventude, capacitando os jovens a serem testemunhas vivas de Cristo em suas comunidades. 

Assim, nos dias 30 de maio e 1º de junho a Juventude Metodista do Brasil esteve reunida na Igreja Metodista Central em Juiz de Fora, Minas Gerais, na 4ª Região Eclesiástica, para a realização do Encontro Nacional de Jovens, após seis anos sem encontros presenciais. Neste tempo, tivemos mais de 300 jovens reunidos, representando toda a Igreja Metodista do Brasil. Durante todo o evento tivemos a presença do Bispo Assessor da Confederação de Jovens, Marcos Garcia (Bispo da 3ª Região Eclesiástica), e do Presidente do Colégio Episcopal em exercício, Bruno Roberto (Bispo da 4ª Região Eclesiástica). 

Enquanto Confederação de Jovens, acreditamos que apesar das dificuldades, dos desafios, sociais ou institucionais, há um chamado. Cremos que a esperança testifica a fé, o nosso motor. É ela que nos motiva a prosseguir, mesmo quando nossa realidade  é tempestuosa.

A partir das cartas a Timóteo, compreendemos que a missão é um movimento contínuo e ininterrupto. Assim, precisamos permanecer em movimento e dentro deste movimento. É preciso compreendermos o tempo e as demandas deste tempo como oportunidade de fazer missão,  ainda em meio às crises. Permanecendo em obediência ao chamado e aquele que chamou. Compreendendo a importância da presença de Jesus e da permanência nesse lugar. Saindo do ativismo, confundido com a religiosidade, que, por sua vez, é inerente ao crente, pois ela representa os numerosos aspectos da atividade, dedicação e crença religiosas.

A partir disto, durante o encontro, desafiamos, confrontamos e encorajamos os jovens a permanecerem, independentemente da estação, do campo ou do fruto na árvore.

Motivados no tema anual da Igreja Metodista do Brasil, proposto pelo Colégio Episcopal, e a Carta à Juventude do mês de março, provocamos, também, nossos jovens a permanecerem em justiça, compreendendo que esta faz parte do Reino de Deus. Reforçamos a conexionalidade, marca metodista, inspirados no texto de João 17, compreendendo o poder da unidade e da bênção que a mesma traz. Assim como a glorificação do Cristo e do Deus Pai, que é realizada por meio da unidade/comunhão dos crentes.

Durante o encontro, pudemos, enquanto juventude, refletir a respeito das juventudes brasileiras e sua pluralidade, com o objetivo de sermos mais eficazes na nossa missão em alcançar e fortalecer os jovens na fé.

Louvem-no pelos seus poderosos feitos; louvem-no segundo a sua imensa grandeza” – Salmos 150.2

 

Jéssica Guimarães
Presidente da Confederação Metodista de Jovens
(4ª Região Eclesiástica)

 


 

Erika Fujita Bachega - Vice-presidente da Confederação Metodista de Jovens (6ª Região Eclesiástica): "Este foi um tempo de grande avivamento em nossa juventude! Foi um marco memorial de um tempo de renovo em nosso meio! Jovens voltaram para suas comunidades apaixonados pelo Reino, pela missão e pela igreja! Oramos para que tudo que foi derramado nesses dias dê seus frutos e alcance toda a Igreja Metodista no Brasil.

Esse Encontro Nacional foi improvável e cheio da graça de Deus. Como foi incrível presenciar a bondade de Deus em tantas vidas e ver a chama reacendendo no coração de cada jovem. Somos chamados a permanecer, pois Ele permanece em nós. Que os frutos possam aparecer, uma vez estando com o nosso coração bem nutrido, bebendo da água da fonte que jamais acaba. Sou grata por esses dias, que possam vir à memória trazendo esperança. Permanecei!"


Posts relacionados

Internacional, Igreja e Sociedade, Notícia, por José Geraldo Magalhães Jr.

Faça sua doação para as vítimas do Ciclone Idai, em Moçambique e Zimbábue, que deixou mais de 150 pessoas mortas até agora

A passagem do ciclone Idai, na noite de quinta-feira, 14, já deixou mais de 150 mortos em Moçambique e no Zimbábue, informou na segunda-feira, 18, a agência Reuters, citando autoridades locais. O furacão avançou rumo ao Zimbábue e Malawi, destruindo tudo em sua passagem: estradas, escolas, casas, lojas, hospitais e até mesmo uma represa.