Publicado por Redação em Notícia - 21/01/2025 às 14:34:05

Panorama da Pastoral Indigenista

 

Conheça alguns trabalhos em comunidades indígenas

Na Comunidade Indígena do Maruwai, da tribo Macuxis, em Roraima, a Igreja Metodista construiu um templo
e desenvolve os projetos de plantio de mandioca e Criança Feliz

 

A Pastoral Indigenista vem desenvolvendo alguns trabalhos em diferentes regiões do país e gostaríamos de destacar alguns desses trabalhos da Igreja Metodista.

 

A Congregação Metodista Cambará (Boa Vista - RR), através de seu Missionário Designado Luiz Carlos Sokoloviz, mantém um trabalho na Comunidade Indígena do Maruwai, da tribo Macuxis, que fica a 160 quilômetros (km) de Boa Vista (RR). 

 

Neste trajeto, temos 40 km de estrada de chão em más condições adentrando pela reserva indígena e mais 18 km por caminhos em meio à região de  serrado, atravessando por dentro de igarapés. A Igreja Metodista construiu um templo para servir a  esta comunidade. 

 

Além destas dificuldades, esta população de 227 habitantes, distribuídos em 39 famílias, enfrenta vários outros problemas. Este número de habitantes oscila muito, pois muitos vêm a Boa Vista à procura de emprego, passam um período e retornam, por falta de oportunidades de trabalho, e muitas vezes em pior situação do que a original. Desta população, atualmente cerca de 60% são metodistas e frequentam a Congregação no local.

 

 A minha primeira visita ocorreu no dia 19 e 20 do mês de abril do ano de 2021, reiniciando um trabalho que havia sido paralisado. Na ocasião, estive participando das comemorações do Dia do Índio.

 

Refletindo nos problemas desta comunidade, elaboramos um projeto para plantio de mandioca para a fabricação de farinha, para procurar ajudar os nossos irmãos. Encontramos apoio especial junto à Secretaria para a Vida e Missão da Igreja Metodista, liderada na época pela Rev. Joana D´Arc. Ela encontrou parceria junto à Global Ministries – The United Methodist Church, que acreditou e investiu R$ 52.305,00 neste projeto. Após a implantação, produziu os resultados esperados.  

 

Também neste ano de 2024, implantamos nesta comunidade a primeira etapa do projeto Criança Feliz, através da Secretaria de Vida e Missão para a Igreja, com recursos oriundos da Alemanha, que consiste em brinquedos de playground já instalados para as crianças da Comunidade indígena Maruway, da etnia Macuxi.

 

Temos realizado um trabalho de acompanhamento periódico àquela comunidade. Nossa última visita aconteceu no mês de outubro. 

 

Também desenvolvemos um trabalho na 5ª Região Eclesiástica, através do Pr. Ronaldo Arevalo, com crianças, jovens e adultos na Missão Metodista Tape Porã, indígenas da etnia Guarani Kaiowá no município de Dourados (MS). 

 

Outro trabalho está sendo desenvolvido na 9ª Região Eclesiástica, através do Pr. Fabio de Souza Almeida  (Pr. Fabinho), nas proximidades do município de Cacoal (RO). Este trabalho se desenvolve junto à Aldeia Surui Ur-Pagain, Surui Paraíso, etnia Cinta Larga, Aldeia Aymoré e Aldeia Surui Aymoré. 

 

 

Luiz Carlos Sokoloviz 
Missionário da Pastoral Indigenista


Posts relacionados