Publicado por Redação em Notícias - 06/06/2018 às 15:59:27

O trabalho pastoral na Capelania Escolar

O Expositor Cristão chega à quarta publicação da série Capelania. Nesta edição o jornal traz reflexões sobre a Capelania Escolar. Embora seja um tema pouco pesquisado no Brasil, é uma área ampla e com muito potencial de abrangência no país. Segundo o pesquisador Wyclif Porfírio Nobre, a literatura escrita a respeito do tema é bastante escassa ainda. “As bibliografias encontradas atualmente são as duas áreas mais exploradas. A capelania militar e a capelania hospitalar. Já a capelania escolar quase não é pesquisada em nosso país, apesar da existência de instituições de ensino centenárias que desde sua fundação têm utilizado essa ferramenta ainda que informalmente”, relata o Capelão Wyclif.

O pesquisador aponta ainda que a capelania escolar evidenciou-se em muitas das escolas confessionais evangélicas no Brasil. “Essas escolas foram organizadas no século XIX, sendo que muitas delas tinham a finalidade principal de evangelizar, para isso era necessário haver a alfabetização e a educação do povo. Entre os/as batistas, presbiterianos/as e metodistas, surgiram os grandes colégios, fundados por missionários norte-americanos que vieram para o Brasil. Paralelamente ao trabalho educativo, os/as pastores/as realizavam o aconselhamento pastoral e a evangelização, ensaiando os primeiros modelos de capelania escolar”, disse o professor Wyclif.

A Metodista exerce o ministério de Capelania Escolar por meio da Coordenação Nacional da Pastoral Escolar e Universitária (CONAPEU). O coordenador da Conapeu, Pastor Antonio Augusto de Souza, explica os desafios de se trabalhar na Pastoral Escolar e Universitária da Igreja Metodista.

“Existem vários desafios, entretanto, o principal deles é a definição do perfil pastoral, uma vez que a demanda escolar e acadêmica exige uma postura de equilíbrio ao lidar com as diversas religiões e princípios de vida dessa comunidade. Por outro lado, o conhecimento bíblico e, no caso, metodista wesleyano, é fundamental para a elaboração da nossa confessionalidade e espiritualidade cristã”, disse o Pastor Antonio Augusto.

Para o Pastor Augusto, é fundamental conciliar o trabalho da Pastoral Escolar e Universitária com os pais dos/as alunos/as. “É importante que a construção da espiritualidade cristã e metodista contemple os/as familiares. São eles/as os/as primeiros/as educadores/as da vida e podem auxiliar na elaboração das ideias, as quais podem ajudar na proclamação das virtudes e dos valores do Reino de Deus”, destacou o Pastor Augusto.

Para o pastor, há alguns benefícios que uma criança ou universitários/as podem obter com o auxílio de um/a capelão/ã escolar. “Os/as educandos/as, tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior, terão a oportunidade de identificar e apreender os valores e virtudes do Reino de Deus. Encontros, celebrações, conversas de roda, devocionais, diálogos inter-religiosos podem auxiliar na formação da cidadania, bem como na preparação ética para a vida em sociedade. O Evangelho de Jesus Cristo certamente é um parâmetro inestimável para essas ações transformadoras. Soma-se ainda o apoio solidário nos momentos de enfermidade, luto, crises familiares, entre outros, no qual o/a pastor/a coloca-se como suporte em amor e cuidado afetivo na vida dos/as educandos/as e seus/as familiares”, finalizou o Pastor Antonio Augusto.

Capacitação

A Mocidade Para Cristo (MPC) Brasil, em parceria com a Rádio Transmundial (RTM), tem realizado o Congresso Brasileiro de Capelania Escolar em todo o país. A coordenadora Nacional de Capelania Escolar da MPC Brasil, Capelã Pra. Joslaine Andrade, destaca a importância das parcerias e do treinamento para os/as líderes que desejam trabalhar com capelania escolar. “Temos parcerias com a Rádio Transmundial, Mackenzie, Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Unievangélica, entre outras. Nós temos realizado vários congressos no Brasil para despertar as Igrejas para a capelania escolar. Durante esses congressos temos uma oficina voltada para conseguir auxiliares de capelania”, disse Joslaine. 

A psicopedagoga Márcia Olandim faz parte da equipe da MPC Brasil. Em 2015, Deus a chamou para ser missionária em tempo integral, o que a fez pedir demissão da escola em que trabalhava. “Entre as minhas atribuições na MPC, a capelania escolar desponta como a principal. Acredito que a escola é hoje um dos nossos maiores campos missionários, todos/as estão pedindo socorro e as portas estão abertas. A Igreja de Jesus precisa assumir como sua essa missão de levar salvação para toda a comunidade escolar, que inclui alunos/as, professores/as, funcionários/as administrativos, familiares e comunidade do entorno escolar”, disse Márcia.

Para Márcia, um dos maiores desafios para trabalhar com capelania escolar é sair da zona de conforto. “O primeiro desafio é ser impactado/a pelo amor de Deus a ponto de sairmos de nosso comodismo e entendermos o papel da Igreja de ser luz e sal da terra. O segundo é vencer o medo e saber que sim, nós podemos estar nas escolas e falar do amor de Deus. E o terceiro é buscar a capacitação necessária – lembrando que nossa atuação precisa ser pautada na sabedoria, criatividade e ética”, destacou Márcia.

Márcia Olandin destaca que a capelania escolar é um serviço de atendimento espiritual que entende o homem/a mulher como um ser integral. “É preciso atendê-lo/a também em outras áreas, como: física, emocional, social e relacional. Assim, os benefícios são múltiplos, mas sem sombra de dúvida o maior benefício é a oportunidade que o/a aluno/a tem de ouvir a Palavra de Deus e ser tocado/a pelo Evangelho de Jesus que liberta, transforma e salva. Lembrando que a capelania escolar contempla todos/as: professores/as, alunos/as, familiares e funcionários/as da escola”, finalizou Márcia.

A MPC Brasil oferece um curso a distância de capelania escolar em parceria com a UniEvangélica como extensão universitária que alcança pessoas em todo o país. O próximo Congresso Nacional está agendado e será em Campo Grande/MS nos dias 21 a 24 de junho na Igreja Batista Memorial. Entre os dias 19 e 21 de julho será a vez de São Luiz do Maranhão receber o Congresso Brasileiro de Capelania Escolar. E Manaus/AM, de 20 a 22 de setembro, com a presença, inclusive, do diretor-executivo da SBB, Dr. Erni Seibert.

/// Mais informações
www.mpc.org.br
Tel.: (031) 3492-1001
Publicado originalmente no Jornal EC de junho


Posts relacionados

Atualidade, Capacitação, Metodismo, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Metodistas participam de Encontro na Faculdade de Teologia

“Mulheres nos caminhos da missão e o compromisso com a criação” foi o tema das discussões do Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres Metodistas de 2019

Notícias, Vídeo, por José Geraldo Magalhães Jr.

Confira como foi as celebrações dos 80 anos do no Cenáculo

Os dias 13 a 16 de junho ficaram marcados na história do no cenáculo, um livrinho que conta histórias reais vivenciadas por milhares de pessoas ao redor do mundo. O trecho da música no vídeo abaixo, foi cantado pela união de coros do Distrito do ABC Paulista. 

Liderança, Nacional, Metodismo, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Confederação Metodista de Mulheres define tema para 2019

Terminou na quarta-feira, dia 30 de janeiro, a reunião da mesa diretiva da Confederação Metodista de Mulheres. O encontro que teve início na manhã da terça-feira, 29, contou com a avaliação do Congresso Nacional de Mulheres Metodistas realizado em 2018, na cidade de Águas de Lindóia, interior de São Paulo