Publicado por Redação em Notícia - 24/05/2023 às 09:26:01

O Quadrilátero Wesleyano

 

 

Imagine uma receita para entender a Bíblia definitivamente. O Quadrilátero Wesleyano é um método claro para a interpretação bíblica. A teologia de John Wesley era tão prática que alguns teólogos chegaram a criticar ou não considerá-lo como teólogo. A preocupação de Wesley era que tanto a criança como a pessoa que nunca ouviu sobre as Escrituras entendessem a pregação.

A receita do Quadrilátero Wesleyano nos ensina a ler a Bíblia com quatro níveis de compreensão: Criação, Razão, Tradição e Experiência. A partir da Razão, aprofundar no conhecimento do texto e refletir sobre o mesmo; através da Tradição, pesquisar os pensamentos dos Pais da Igreja sobre o assunto; pela Experiência, trazer o que o texto diz para a vida prática e com a Criação, estudar o texto a partir do projeto original de Deus.

Usando o método do Quadrilátero Wesleyano, pode-se fazer um quadro ou dividir uma folha em quatro partes, buscando respostas para as perguntas:

RAZÃO: Como você compreende o texto? Leia, pesquise e se aprofunde com esforço mental e disposição para aprender (Romanos 12.1,2).

TRADIÇÃO: Como a Igreja interpretou o texto através da história? Estude sobre a aplicação do texto principalmente no cristianismo primitivo (Hebreus 11.2).

CRIAÇÃO: Como o texto bíblico revela o plano criador de Deus? Tudo o que Deus fez tem um propósito e precisamos retornar à Sua vontade (Hebreus 11.3).

EXPERIÊNCIA: Qual a sua experiência com o texto? O sentido prático para sua vida pessoal, através da inspiração do Espírito Santo (2 Timóteo 3.16).

O método wesleyano de interpretação da Bíblia conduz ao estudo equilibrado da Palavra, buscando o retorno ao princípio da Criação de Deus, refletindo através da Razão em busca de conhecimento, também pesquisando fontes mais antigas através da Tradição e então conduzindo à Experiência prática da vida cristã.

Para John Wesley, assim como o protestantismo, a Bíblia era a única regra de fé e prática, por isso Wesley dizia ser “um homem de um livro só”. Mas também se preocupou com a fundamentação teológica do metodismo e ensinou o povo a estudar primeiramente as Escrituras e também outros textos que ajudassem na compreensão da fé, então criou uma Biblioteca Cristã, formada por 50 livros.

Na verdade, John Wesley não criou diretamente este método como é hoje, mas foi baseado em sua prática teológica. Em seu tempo, Wesley utilizava o método de Martinho Lutero, que tinha a Bíblia, a Razão e Tradição como fonte de interpretação, chamado também de Trilátero. Contudo, Wesley também ensinava sobre a necessidade de usar a Experiência como base para compreensão, trazendo diretamente para a prática do leitor.

O teólogo americano Albert Outler foi quem criou a terminologia Quadrilátero em 1964, baseado nos textos deixados por John Wesley, entendendo que, na prática, Wesley acrescentou a Experiência. Em 1968, a Igreja Metodista Unida (EUA) definiu o método de interpretação de Albert Outler, formado por: Bíblia, Criação, Razão e Experiência. A expressão Quadrilátero traz o conceito de que uma estrutura precisa estar embasada em quatro lados para ser segura, por isso Albert Outler preferia chamar de Fortaleza Wesleyana.

Infelizmente, houve críticos que disseram que o Quadrilátero colocava a Bíblia no mesmo nível dos outros itens: Tradição, Razão e Experiência. Para resolver isso, teólogos brasileiros mudaram a formatação do Quadrilátero, colocando a Bíblia no centro e acrescentando a Criação numa das pontas, entendendo que este também era um princípio enfatizado por Wesley.  Em 1985, o Quadrilátero ficou definido assim: Bíblia (centro), Criação, Tradição, Razão e Experiência. A ordem dos itens do Quadrilátero pode ser encontrada de formas diferentes, mantendo sua essência.

Todo cristão que aplica esta receita em sua vida devocional e de estudo da Palavra, com certeza aprende muito mais. Pregadores e professores da Escola Dominical precisam utilizar esta ferramenta de forma contínua. O mais importante para nós, metodistas, é o estudo da Bíblia com dedicação e seriedade, sem abrir mão da essência do metodismo como povo que tem a Bíblia na mão, na mente e no coração.

Convidamos o povo metodista para usar esta receita no estudo da Palavra. Desde os temas sensíveis ou polêmicos, até mesmo os assuntos mais básicos da fé podem ser analisados com esta ferramenta. Quando passamos um assunto pelos quatro filtros do Quadrilátero, buscando acima de tudo a fundamentação bíblica, conseguimos encontrar uma solução equilibrada e madura. Aplique este método em sua vida diária de leitura bíblica e perceba o quanto você crescerá espiritualmente.

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor da Igreja de Nova Canaã – 4ª RE


Posts relacionados

Notícia, por José Geraldo Magalhães Jr.

Manifesto de esperança indígena

Pastoral Indigenista da Igreja Metodista: Diante da atual situação, de muitos rumores, de manifestações políticas e de ameaças às comunidades indígenas em várias partes do país, a Pastoral Indigenista da Igreja Metodista vem deixar sua manifestação de esperança. É bom manifestar e lutar por direitos, mas nunca sem esperança. Somos contra qualquer manifestação anti-humanista; basta de morte, tutela e políticas integracionistas.