Publicado por Redação em Notícia - 26/05/2023 às 16:33:32
Mês do Metodismo enfatiza doutrinas que são nossos fundamentos como igreja
“Preguem a nossa doutrina, inculquem a experiência, estimulem a prática, reforcem a disciplina. Se vocês pregarem somente a doutrina, o povo será antipático às leis; se pregarem somente a experiência, ele será entusiasta; se pregarem somente a prática, fariseu; e se vocês pregarem tudo isso e não reforçarem a disciplina, o Metodismo será como um jardim cultivado, porém sem cercas, exposto à destruição de porcos selvagens”
(Resposta de John Wesley a respeito de como o Metodismo seria mantido vivo após a sua morte)
Há 285 anos atrás, em um mês de maio, John Wesley teve uma experiência espiritual que marcaria a sua vida e a de milhares de pessoas ao redor do mundo. No dia 24 de maio de 1738, o Espírito Santo constrangeu de vez um coração sedento por algo novo em Deus que chegava a duvidar de sua salvação. A partir daquela experiência, John Wesley pôde afirmar que sentia realmente que seus pecados haviam sido perdoados por Deus. O movimento metodista se tornou relevante e abrangente. O Metodismo avançou pelo mundo e se desenvolveu em diversas igrejas, incluindo a nossa amada Igreja Metodista do Brasil.
Para celebrar o “mês do Metodismo”, não vamos apenas lembrar da Experiência do Coração Aquecido de Wesley, mas enfatizar algumas doutrinas que são nossos fundamentos como igreja. Doutrina é o conjunto das ideias básicas contidas em um sistema religioso. A Igreja Metodista fundamenta suas doutrinas em elementos de religação (religião) do ser humano com Deus. Acreditamos na religião revelada, na religião experimentada e na religião social.
A religião revelada é baseada na Bíblia como Palavra de Deus. A religião experimentada trata da dimensão pessoal, da convicção individual e interior da justificação pela fé e capacitação do Espírito Santo para cumprir uma Missão. Por sua vez, a religião social reúne elementos de sociabilidade a partir de princípios próprios do Reino de Deus, nos levando a ter compromissos uns com os outros e desejo de que mais pessoas conheçam a justificação em Cristo como essa se revelou a nós. Todo o conjunto de ideias básicas que norteiam o Metodismo leva em consideração essas três perspectivas religiosas.
Já que iremos destacar o que cremos, devemos lembrar que não existem doutrinas exclusivamente metodistas, pois não temos princípios que não sejam também aceitos por outros grupos cristãos. Contudo, as crenças metodistas são vitais porque em tudo nos fazem destacar a Graça de Deus nos corações.
Os debates e percepções de que precisamos revisitar nossas ênfases doutrinárias foram pauta no penúltimo Concílio Geral, em 2016, reunido em Teresópolis (RJ). Na ocasião, foi aprovado que todos os documentos que tratam das crenças fundamentais dos metodistas fossem reeditados, os tornando acessíveis nas diversas mídias com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas.
O Metodismo possuiu histórias marcantes desde 1738, entretanto, é naquilo que cremos e que foi gerado a partir desses eventos que essa chama se manterá acesa, cumprindo sua vocação.
Redação Expositor Cristão