Publicado por José Geraldo Magalhães em Capa, Editorial - 27/05/2020 às 11:47:54

Jornal EC junho 2020: uma Igreja Solidária

No ano em que a Igreja tem como tema nacional a Unidade, ela está vivendo um tempo de isolamento social, com templos fechados, sem poder celebrar com a comunidade, dar um abraço. No entanto, a Igreja não parou. Na edição passada abordamos o tema da Igreja Virtual. Nesta edição queremos compartilhar um pouco da solidariedade e da compaixão que, por sua vez, são duas palavras importantes para a genuína fé cristã. 

Solidariedade remete a “sólido, inteiro, pleno”, levando ao entendimento de comprometer-se com a necessidade do outro, demandando uma integridade pessoal superior. Por outro lado, compaixão tem o significado de “sentir com”, identificação com o sentimento alheio, seja sua alegria ou tristeza. A compaixão parece lidar mais com o interior, a vida espiritual, com o coração. E a solidariedade trabalha mais com as ações “sólidas”, concretas”, que deságuam num comportamento de ajuda e companheirismo prático. 

A crise que estamos vivendo no âmbito da saúde pública, provocada pela Covid-19, que já deixou quase 30 mil mortos/as e mais de 498 mil casos confirmados, segundo informações do Painel Coronavírus Brasil, tem repercutido muito no campo econômico, atingindo duramente muitas famílias que perderam o emprego ou viviam de pequenos comércios locais. 

Neste tempo de pandemia, a Igreja necessita, ainda mais, continuar a sua missão. É o que tem feito muitos/as metodistas espalhados pelo Brasil afora. O momento é de solidariedade e partilha. Este mês temos duas datas importantes a serem lembradas: o Dia do Expositor Cristão e o
dia do no Cenáculo. Trouxemos uma reportagem especial do no Cenáculo em parceria com a Rádio Trans Mundial.

Espero que esta edição desperte em você cada vez mais o ato solidário e de compaixão para que dias melhores possam surgir no horizonte nesses  tempos difíceis para todos/as nós.


Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

Faça o download para seu celular ou computador! Se estiver usando o celular, basta clicar no centro da imagem abaixo e depois na seta no canto superior esquerdo. Pelo computador é só clicar na seta.


Tags: covid-19, coronavirus, igreja-solidaria, capa


Posts relacionados

Última Edição, Atualidade, Capa, Boletins 21CG, por José Geraldo Magalhães

EC de julho: 21ºConcílio Geral (Vol. 136 N. 7 2022)

A Palavra Episcopal desta edição, o depoimento do presidente do Colégio Episcopal e a fala de vários delegados e delegadas mostraram que o agir e mover de Deus surpreendeu a todos/as quebrando barreiras para que o perdão fosse liberado acompanhado de ações concretas.

Atualidade, Capa, por José Geraldo Magalhães

EC de fevereiro: ansiedade (Vol. 136 N. 2 2022)

Quando nos referimos à ansiedade, precisamos que ter em mente que ela é um sentimento ligado a preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia. De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina.

Editorial, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de agosto: tende bom ânimo

O título deste editorial faz parte de uma frase dita por Jesus. Trouxemos na matéria de capa deste mês uma abordagem para tentar ajudar as pessoas a superarem as aflições. 

Conscientização, Atualidade, Opinião, Editorial, Capa, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC outubro 2019

No mês considerado das crianças, destacamos, nesta edição, a última pesquisa do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos (MDH) tendo como foco a violência infantil. Foram 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo que 17.093 registros são referentes à violência sexual. Leia a reportagem completa em nosso site!

Notícias, Capa, Editorial, Opinião, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC setembro 2019

Nesta edição, destacamos os 90 anos da revista Voz Missionária – um marco na literatura cristã. Na matéria de capa você vai saber como ela surgiu em um período de grande depressão econômica mundial, cujo início foi marcado pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. No entanto, para as mulheres metodistas foi um momento especial.