Publicado por Redação em Notícia, Entrevista, Nacional, Banner, Multimídia, Áudio - 22/03/2017 às 17:40:43
Giro de notícias - Especial mês da mulher #03 - Formas de violência
A terceira edição do Giro de Notícias traz como convidada a Pastora Joana D´arc Meireles, secretária para vida e missão da Igreja Metodista brasileira. A conversa sobre como várias formas de violência tem atingido mulheres cristãs no meio evangélico, discute como é possível lutar para que um cenário crescente de agressões seja transformado nas comunidades cristãs. Ouça agora, e confira o conteúdo mencionado na entrevista logo abaixo.
Os tipos de violência doméstica segundo a Lei Maria da Penha.
Violência física: É qualquer ato que prejudica a integridade ou saúde corporal da vítima.
Violência psicológica: Qualquer ação que tenha a intenção de provocar dano emocional e diminuição da auto-estima, controlar comportamentos e decisões da vítima por meio de ameaça, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, insulto, chantagem, ridicularização, ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.
Violência sexual: É qualquer conduta que force a vítima a presenciar, manter ou a participar de relação sexual não desejada, que impeça a vítima de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao casamento, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante ameaça, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.
Violência patrimonial: É quando o agressor toma ou destrói os objetos da vítima, seus instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.
Violência moral: Caluniar, difamar ou cometer injúria.
Leia a lei Maria da Penha na íntegra aqui.
Leia a matéria "40% das mulheres vítimas de violência domésticas são cristãs" - publicada no Expositor Cristão impresso de dezembro/2016.
Sara de Paula
Com informações de Guia de Direitos