Publicado por Redação em Notícia - 15/06/2023 às 11:06:43
FaTeo - 134 anos de vida e missão
FaTeo se consolida como importante referência na educação teológica, formando pastores e líderes da Igreja Metodista e outras denominações cristãs.
A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista e UMESP celebrou 134 anos de vida e missão no dia 21 de abril de 2023, como importante referência na educação teológica, servindo à Igreja Metodista e diversas outras denominações cristãs na formação de pastores, pastoras e líderes leigos e leigas.
Por oferecer cursos de graduação e especialização, nas modalidades presencial e a distância (EaD), com reconhecimento do MEC, e o Curso Teológico Pastoral (CTP), este último destinado a atender pessoas de vocação tardia da Igreja Metodista, cursos livres de curta duração, seminários, congressos, palestras, presenciais e on-line, além de publicações teológicas e pastorais, a FaTeo Metodista se tornou um centro de referência em educação teológica no Brasil e na América Latina. Neste sentido, vem atuando de forma consistente para fortalecer e ampliar laços de parceria e cooperação com igrejas e outras importantes instituições teológicas do Brasil e do exterior.
Por meio de constante capacitação do seu corpo docente, adequação de sua infraestrutura e da matriz modular integrada, que abrange as três áreas teológicas principais - Bíblia, História e Pastoral, busca oferecer formação teológica sólida e abrangente.
Nos últimos anos, a FaTeo vem buscando ampliar e disseminar a reflexão e o estudo teológico, expandindo sua atuação também na modalidade on-line, com a produção e disponibilização de conteúdo teológico, tais como, palestras, congressos, cursos livres, seminários, possibilitando que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento teológico, cruzando fronteiras e ampliando o diálogo teológico pastoral.
Ao aprimorar-se estruturalmente ao longo dos anos, a FaTeo busca melhor responder aos anseios da Igreja Metodista e às necessidades do mundo ao qual é dirigida a mensagem metodista, em nome de Jesus, o Cristo. Assim, há frequentes reuniões, encontros e debates, em busca de condições ideais para o preparo e realização da Missão, ao mesmo tempo em que essa Missão se concretiza na vida de discentes, docentes, funcionários e funcionárias.
A Reitoria, nomeada pelo Colégio Episcopal a partir de indicação do Conselho Diretor, é o órgão gerenciador da vida e da missão da Faculdade de Teologia e, em conjunto com as coordenações dos Programas e Áreas, forma uma Diretoria que atua para promover e executar o seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.
A FaTeo continua a aperfeiçoar sua atuação, colocando sempre em primeiro lugar a vocação de servir à Igreja Metodista em todos os níveis, bem como, às demais igrejas cristãs e organismos afins.
Participar da vida da Faculdade de Teologia é se integrar a uma comunidade cristã metodista que privilegia a educação teológica como uma importante ferramenta para um engajamento responsável na missão de Deus em nosso mundo.
O início e a evolução
Sua origem foi em 1889, quando alguns jovens, internos na residência de J. M. Lande, em Juiz de Fora/MG, iniciavam seu preparo para a pregação, o que deu origem, um ano mais tarde, ao Seminário d'O Granbery que, algum tempo depois, foi reconhecido como Faculdade de Teologia. No sul do país, no Porto Alegre College, uma escola bíblica passou a ser Faculdade de Teologia e, em 1937, transferiu-se para a cidade de Passo Fundo (RS).
O 3º Concílio Geral da Igreja Metodista, em fevereiro de 1938, aprovou a união das duas instituições, formando uma única Faculdade de Teologia, cuja sede deveria ser em São Paulo (SP). Em 1940, a Faculdade instalou-se no bairro de Vila Mariana, em São Paulo e, em junho de 1942, foi transferida para o local que ocupa até hoje, no Campus Rudge Ramos.
Na década de 1950, a Igreja Metodista em nível nacional engajou-se em ampla campanha financeira com o fim de construir novos prédios e, em 1970, para aliviar a igreja dos custos de manutenção, a Faculdade de Teologia propôs a criação do Instituto Metodista de Ensino Superior – IMS que, em 1997, tornou-se a Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
Como marca simbólica na contagem do tempo no século vinte e um, ressalta-se o ano de 2001, quando a Faculdade de Teologia – FaTeo, conquistou o reconhecimento do curso de bacharel em teologia pelo Ministério da Educação, avaliado com conceito máximo pela comissão de especialistas, tendo sido o segundo curso de teologia a ser reconhecido no Brasil e o primeiro com tal avaliação.
Essa nova realidade levou à ampliação dos espaços e, em 2005 foi inaugurado o Edifício Ômega, local que passou a integrar ensino, pesquisa e extensão, com novas salas de aula, uma moderna e ampla biblioteca, um anfiteatro com capacidade para 300 pessoas e um cenáculo, reprodução do interior de uma igreja dos primeiros séculos da era cristã (síria- fenícia), espaço para oração, meditação e vivência da piedade cristã no interregno dos trabalhos acadêmicos. Tudo isso, valorizando a história e a tradição wesleyana, ilustradas por meio de quadros e murais que decoram os ambientes.
Rafaela Gonçalves Frare Calligaris
Assessoria de Comunicação e Eventos da Faculdade de Teologia