Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Conscientização, Atualidade, Opinião, Editorial, Capa, Notícias - 19/09/2019 às 11:03:52

EC outubro 2019

No mês considerado das crianças, destacamos, nesta edição, a última pesquisa do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos (MDH) tendo como foco a violência infantil. Foram 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo que 17.093 registros são referentes à violência sexual. Os dados integram o Balanço Anual de 2018 e foram confirmados pela ministra do MDH, Damares Alves.
Com relatos cada vez mais frequentes, é necessário colocar novamente em pauta o tema da violência infantil, pois ele se torna importante para um processo de conscientização, havendo a urgência de discutir, debater e dialogar nas igrejas locais as formas para combater a violência infantil. 

Se voltarmos ao passado, quando o povo hebreu saiu do Egito, as crianças e mulheres não eram contadas entre os homens. A partida de Israel, narrada na Bíblia de Jerusalém, em Êxodo 12.37, destaca o seguinte: “Os filhos de Israel partiram de Ramsés em direção a Sucot, cerca de seiscentos mil homens a pé – somente homens, sem contar suas famílias (mulheres e crianças)”. 

Um dos documentos da Igreja Metodista, a Pastoral da Criança, reconhece isso ao abordar o tema da criança na era medieval: “Pelo menos até o século XII, não retrata, de forma alguma, a vida infantil. Quando o fizer, as crianças serão representadas como adultos em escala reduzida. Na verdade, a explicação para essa lacuna é indicada pelo historiador francês Philippe Ariès: ‘Não havia lugar para a infância nesse mundo’”; na era moderna: “As crianças começam a sair do anonimato”, e desde a época de John Wesley, do século XVIII para cá, “Deus começa a sua obra com as crianças”, diz o documento. 

Ouvimos pessoas de referências que trabalham com crianças na Igreja Metodista e preparamos um artigo na página 10, no qual abordamos também esse assunto. Espero que essa reportagem possa levar a liderança à reflexão e a criar ações de conscientização nos espaços públicos e privados de nossa sociedade.

Que Deus o/a abençoe nessa leitura!

Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão

FAÇA O DOWNLOAD AQUI GRATUITAMENTE OU NA SETA NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO ABAIXO


Tags: ec-outubro-2019, criancas-e-adolescentes, saf,


Posts relacionados

Atualidade, por José Geraldo Magalhães

Notícias, Artigo DNTC, por José Geraldo Magalhães Jr.

Identifique o comportamento da criança

Mudança de comportamento é comum em crianças que são vítimas de violência. No trabalho com elas nos envolvemos com ações de proteção, ensino e cuidado com a criança. No que se refere à proteção, um dos aspectos a se observar é a violência doméstica, presente em muitas famílias, que atinge diretamente a vida da criança fisicamente (em muitos casos) e emocionalmente (em todos os casos), e verificamos que elas frequentemente são desacreditadas ao relatarem o que sofreram.

Capa, Editorial, Opinião, Metodismo, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC agosto 2019

Quando se fala em missão, lembra-se das palavras de Jesus no texto mais conheci- do como o Ide. Embora a palavra missões, ou missão, não se encontre na Bíblia, ela está no coração de cada metodista.