Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Capa, Editorial - 21/01/2020 às 08:29:50

EC de fevereiro 2020

Abrimos esta edição com a Palavra Episcopal sobre a Quaresma – tempo litúrgico que se inicia no dia 26 de fevereiro e se estende até o dia 9 de abril. Quaresma é tempo de mudança, conversão e para consagrar-se mais a Deus. Na matéria de capa, abordamos o tema para valorizar também as
ornamentações das igrejas nessa época litúrgica, que devem usar a cor roxa, cujo intuito é imbolizar a tristeza, dor e sofrimento vivenciado por Jesus no deserto.

O Bispo Roberto Alves de Souza explica a prática do jejum vivenciado pelos/as cristãos/ãs. “É comum nesse período a prática do jejum e da penitência pelos/as católicos/as, preparando-se para comemorar o renascimento de Jesus”. A Quaresma é um tempo em que Deus nos convida à conversão profunda. Trouxemos algumas dicas para celebrar a Quaresma com foco na espiritualidade, nas celebrações, na confissão a Deus e prática devocional, além de ser um tempo para refletir e avaliar-se. Quaresma antecede uma das datas mais importantes, que é a Páscoa.

Unidade no Novo Testamento é tema de um artigo publicado na página 12. E não menos importante, dois pastores metodistas vão receber o Prêmio Mundial da Paz Metodista do Conselho Metodista Mundial: James T. Laney e Inderjit Singh Bhoga. O Prêmio Mundial da Paz Metodista vai para indivíduos ou grupos "que fizeram contribuições significativas para a paz, reconciliação e justiça". Os destinatários desde 1977 incluem o Habitat for Humanity International; Nelson Mandela, que lutou contra o apartheid e foi o primeiro presidente negro da África do Sul; o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, entre outros.

Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

PARA LER A EDIÇÃO COMPLETA EM PDF CLIQUE NA SETA SUPERIOR ESQUERDA ABAIXO


 


Tags: quaresma, ec-fevereiro


Posts relacionados

Editorial, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de julho: vocação, um chamado divino

Todos nós somos vocacionados/as para alguma coisa. Pode ser para o ministério pastoral ou não, mas temos uma missão, um chamado, um dom que precisa ser colocado em prática. Abordamos, mais uma vez, a temática da vocação para reforçar quão importante é nossa missão como cristão ou cristã.

Capa, Notícia, Editorial, por Redação

EC de junho 2019

Em junho celebramos o Pentecostes, para muitos/as, o nascimento da Igreja Cristã. Em hebraico, espírito é ruah, e em grego, pneuma. Ambos os termos estão ligados a processos fundamentais, pois significam vento, sopro, furacão e vendaval. Inicialmente, o Espírito não é conscientizado como pessoa, mas como uma força divina e originária da criação, move-se nos seres vivos e age nos homens.

Capa, Editorial, Episcopal, por José Geraldo Magalhães Jr.

ec de fevereiro: educação ambiental e a igreja

Nesta edição, apontamos a importância da conscientização da Igreja sobre Educação Ambiental. Consultamos teóricos, livros, a Política Nacional de Educação Ambiental, além da experiência compartilhada pelo missionário brasileiro que está em Moçambique e um artigo que traz três ações práticas sobre a importância da água na missão. As discussões sobre Educação Ambiental sempre vêm à tona justamente por existir poucas ações se comparadas às possíveis de serem realizadas. Fica o desafio de discutir e conscientizar sobre o tema nas igrejas locais nos espaços da Escola Dominical, em reuniões das sociedades de juvenis, jovens, homens e mulheres, além dos sermões dominicais.