Publicado por Redação em Capa, Editorial, Última Edição - 23/12/2024 às 19:26:40

EC de Dezembro: Uma Igreja que Avança (Vol. 138 N. 4 2024)

A Missão entre as perspectivas dos
Concílios Regionais e o novo ano

 

Embora esta última edição do Expositor Cristão de 2024 apresente também uma abordagem abrangente e interessante do nosso processo de autonomia como igreja nesses 94 anos, momentos proféticos em nossa trajetória são marcados pelos Concílios.

Dentre os três setores da administração da Igreja Metodista do Brasil, temos a administração intermediária simbolizada pelos Concílios Regionais. Ao final de cada biênio, precisamos avaliar e projetar a partir dos relatórios que são expostos em cada um dos dez Concílios Regionais. Uma instituição que possui dentre suas características fundamentais a de se reunir em concílios através do sistema representativo tem sempre a esperança como princípio, pois assim essa igreja tem a recorrente oportunidade de repensar sua trajetória. Entendemos por sistema representativo que os “diversos rostos” do metodismo brasileiro são mostrados em reunião (concílio) através de pessoas que recebem a responsabilidade de expressar ssas várias faces espalhadas pelo país. Isso é riqueza e potencialidade! 

Para avançar, qualquer igreja necessita de dois elementos indispensáveis: a ação do Espírito Santo e a cooperação humana. Podemos sempre contar com o Espírito Santo como o maior interessado em que Sua igreja prospere. A parte da cooperação humana é o nosso grande desafio, pois possuímos interesses pessoais, cosmovisão particular e/ou comprometida, e experiências próprias. Conciliar com outras pessoas é o objetivo para que os propósitos de Deus tenham o protagonismo esperado.

Nessa perspectiva, é impossível não lembrar do Concílio de Jerusalém narrado em Atos 15, onde toda discussão que antecedeu e motivou aquela reunião foi pacificada após os testemunhos de vida e missão de Pedro, Paulo e Barnabé. A experiência com Deus, além de gerar frutos ministeriais, é incontestável e saneadora. Não existem controvérsias ou impasses que resistam à reunião de homens e mulheres que têm experimentado a ação do Espírito Santo. Concílio não é lugar para quem conhece a Missão apenas por ouvir falar ou ler, mas de pessoas que conseguem identificar soluções a partir do que experimentam na caminhada com Deus. Portanto, encerramos o ciclo de 2024 do Expositor Cristão compartilhando alguns panoramas considerados nos Concílios Regionais do país. É a oportunidade para conhecermos realidades diferentes daquelas que são próprias da nossa Região de origem, e nos alegrarmos com o que Deus tem feito e proposto para o povo metodista brasileiro. 

Com alegria também apresentamos ações de 2024 de setores ministeriais importantes, atestando como a Igreja Metodista continua avançando em meios às crises desse tempo. A história do relacionamento de Deus com o ser humano é prova de que os melhores resultados na implantação do Seu Reino são consequências de tempos de provações.

Os Concílios Regionais e as ações ministeriais de 2024 nos enchem de esperança para o desafiador ano de 2025, onde temos como única certeza incontestável que a mão do Senhor estará conosco.

 

Bispo Bruno Roberto
Assessor episcopal da Área de Comunicação

 

FAÇA DOWNLOAD DO ARQUIVO EM PDF


Posts relacionados

Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de dezembro: Natal, Deus conosco!

Trazer mais uma vez nas páginas do Expositor Cristão (EC) o verdadeiro significado do Natal (as edições mais recentes foram de agosto de 2012, setembro de 2013, novembro de 2017 e de 2018) é lembrar que o Verbo se fez carne e habitou entre nós! Deus se fez humano para salvar todo/a aquele/a que nEle crê (Jo 3.16).

Editorial, por José Geraldo Magalhães

Covid-19: Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação e perseverantes na oração

Esta é uma edição histórica. O tempo dirá que o mundo paralisou para combater uma pandemia. Informações e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o atual surto de doença por coronavírus (Covid-19), para ficar em casa e sair somente em casos de extrema urgência para que o vírus não se espalhe, alteraram a agenda de muitas Igrejas Metodistas, Sedes Regionais e Nacional.

Capa, Editorial, por Redação

EC de outubro: Por onde navegam nossas crianças?

No mês de setembro fui surpreendido por um texto em uma rede social de uma mãe alertando sobre os perigos da internet. Ela se referia à Boneca Momo. Um dia o filho dela de 5 anos perguntou: “A senhora também conhece a Boneca Momo, mamãe?”. No post, a mãe se dizia assustada porque a criança não acessava computador, mas pegava o celular de vez em quando para assistir a vídeos.