Publicado por Redação em Artigo DNTC, Página da Criança, Coluna DNTC - 30/08/2018 às 10:05:04

É chegada a Primavera!

Primavera: as flores desabrocham e mostram toda a sua beleza. As ruas ficam cheias de cores, e as árvores, decoradas de forma natural, de um jeito que só o Pai poderia fazer. A primavera também nos traz a oportunidade de refletir sobre o que temos feito com a natureza. 

Será que temos cuidado como deveríamos? Temos ensinado às nossas crianças como preservá-la? Em Gênesis, está escrito que Deus colocou o homem e a mulher no jardim para cuidar dele e cultivá-lo. 

Deus nos colocou nesse imenso jardim que é o nosso Planeta Terra para cuidar, mas será que temos feito isso? Como parte desse mandamento devemos também ensinar aos/às pequenos/as a cuidar desse jardim. A Bíblia diz: Ensina a criança no caminho que deve andar… (Pv 22.6). Ensinar a criança é muito mais que falar; é mostrar com atitudes o que se deve fazer para cuidar da natureza. Lembre-se: palavras falam, atitudes arrastam. 

Devemos ensinar o tempo todo, um exemplo, que não devemos deixar a torneira aberta enquanto lavamos as mãos ou escovamos os dentes. Certa vez, estava eu escovando os dentes com a torneira aberta e meu filho mais novo falou: “Mãe, não deve deixar a torneira aberta”. Eu respondi: “É mesmo, filho”, e a fechei. Ensino-lhe também que não se deve jogar lixo pela janela do carro. Meu filho mais velho jogou algo pela janela e mais uma vez ele falou: “Não se deve jogar lixo pela janela!”. Muito mais que falar, é preciso dar exemplos. 

Por isso, responsáveis, vamos ensiná-las a cuidar do nosso jardim, demonstrando com atitudes concretas que o Senhor nos colocou neste mundo para cooperarmos com Ele, cuidando e preservando aquilo que Ele nos deu de graça. 

Equipe DNTC
Publicado originalmente na edição de setembro de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso


Posts relacionados

Artigo DNTC, por José Geraldo Magalhães Jr.

Mulheres em Missão

Em Atos 9.36-42, lemos a história de Dorcas, uma mulher piedosa, que cuidava dos/as órfãos/ãs e das viúvas. Ela fazia túnicas e vestidos. Não media esforços para ajudar. No mesmo livro, lemos sobre Lídia: ela se converte ao cristianismo com a pregação de Paulo e o hospeda em sua casa, juntamente com Silas.

Página da Criança, por José Geraldo Magalhães Jr.