Publicado por Redação em Notícia, Internacional - 13/10/2016 às 16:10:38

Dignidade humana é prioridade para o novo secretário-geral da ONU, eleito hoje

2016_10_guterresgameeting_onu
António Guterres em sua chegada à Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU/Eskinder Debebe



O novo presidente da ONU foi eleito hoje (13) por aclamação durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) por representantes de 193 países-membros presentes na cerimônia. O português António Guterres será secretário-geral da ONU a partir de 1° de janeiro de 2017 e fica no cargo pelo período de cinco anos. O engenheiro português disse aceitar o cargo com gratidão e humildade, depois do anúncio feito pelo presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, antes do primeiro discurso do novo secretário.

O líder eleito afirmou que vivemos problemas dramáticos de um mundo complexo, mas garantiu que a dignidade humana será uma das prioridades do seu trabalho enquanto chefe das Nações Unidas. Outro ponto destacado pelo novo secretário-geral é que o mundo pode "encontrar-se e construir a paz, com determinação, criatividade, solidariedade e compaixão".

Antonio é ex-primeiro-ministro de Portugal, ex-chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e com essa experiência ressaltou pontos importantes com os quais trabalhará: a igualdade de gênero; a proteção e a autonomia das mulheres e das meninas; a diversidade, que segundo ele deve unir povos e não afastá-los; e a "diplomacia para a paz".

Ban Ki-moon, atual secretário-geral da organização, afirma que Guterres é mais conhecido onde realmente importa: na linha de frente de conflitos armados e do sofrimento humano.

Levando a experiência obtida na Acnur, Guterres deverá enfrentar um momento de confrontos internacionais que conduzem uma das maiores crises migratórias na Europa.

Acesse o site da UMCOR e confira como a organização internacional da Igreja Metodista para auxílio em situações de emergência, tem trabalhado para arrecadar socorro humanitário em diversos partes do mundo em busca de amenizar a crise humanitária vivida em diversos países.
Redação EC com informações da ONU Brasil

Posts relacionados

Notícia, por José Geraldo Magalhães Jr.

Câmara Nacional de Expansão Missionária se reúne em São Paulo

Representantes da Câmara Nacional de Expansão Missionária da Igreja Metodista está reunido na Sede Nacional da organização, em São Paulo, incluindo o Bispo João Carlos Lopes, assessor da câmara, e a pessoa de referência do grupo na área nacional, Pastor Paulo de Tarso. Durante a reunião, os membros da câmara tiveram 15 minutos cada um para compartilhar as ações missionárias nas respctivas regiões. Também terá uma vídeo conferência para falar sobre mapas e outros dados atualizados do metodismo e presença evangélica no Brasil. A reunião está prevista para terminar amanhã, dia 20.