Publicado por Redação em Notícia - 29/05/2024 às 14:36:32

Desafios, projetos e perspectivas

Além de livrar a igreja de dívida histórica, intenção é reestruturar o projeto educacional,
mantendo a confessionalidade e o compromisso com a missão por meio da educação

 

A Rede Metodista de Educação encontra-se em processo de Recuperação Judicial, desde o ano de 2021, com o Plano de Pagamento homologado em dezembro de 2022.

No momento presente, busca-se a sustentabilidade financeira das instituições, reduzindo os quadros, encerrando cursos e abrindo novas turmas. 

Os desafios são muitos e o trabalho também, mas a perspectiva está no cumprimento do Plano de Pagamento da Recuperação Judicial. O Propósito principal da Rede é pagar todos os credores e, assim, livrar a Igreja Metodista, que consta como solidária,  dessa dívida histórica. Paralelamente a isso, a Rede entende também que é necessária a reestruturação do  projeto educacional, mantendo a confessionalidade e ocompromisso com a missão por meio da educação. Em relação à manutenção e permanência, não se sabe se a Rede conseguirá, pois os desafios são bem intensos; mas, sendo da vontade de Deus, ela está pronta pra recomeçar!

Dessa forma, a Rede ousa sonhar! A intenção que pauta um possível novo momento da Educação Metodista é implementar um projeto educacional que, baseado na sua tradição confessional, e inspirada em base declaradamente evangélica, tenha o seguinte propósito institucional: 

 

PROPÓSITO DA EDUCAÇÃO

Sustentabilidade: Ser uma instituição que se apresenta socialmente como testemunha do Reino de Deus, sendo sustentável financeiramente e atenta às necessidades sociais e ambientais.

Impacto na sociedade: Impactar localmente a sociedade atenta às demandas globais, sustentada por princípios bíblico-teológicos.

Relevância na educação: Formar cidadãos aptos a atuarem na solução de problemas de forma ética, criativa e inovadora, tendo por referência o Reino de Deus e sua justiça.

 

Com isso, a perspectiva da Rede nesse novo começo é preservar a excelência acadêmica/pedagógica  e a sua relevância social, uma vezque busca conciliar (na perspectiva de coexistência) uma formação intelectual e humana de extrema qualidade e a preparação técnica desse futuro profissional preocupado com a instrumentalidade do trabalho, mas também atento às questões de cunho espiritual e social.

O projeto educacional que se propõe para este novo tempo está alicerçado em quatro valores que interagirão pela transversalidade das ações, sendo eles: confessionalidade, sustentabilidade, inovação e internacionalização.

I. Confessionalidade:
Com mais de 250 anos de experiência em educação, a tradição educacional metodista remonta ao século XVIII na Inglaterra, quando John Wesley fundou a primeira escola metodista, a Kingswood School,  em 1748, até hoje em funcionamento.A confessionalidade cristã na Educação Metodista permeia o dia a dia dos colégios nas seguintes perspectivas:

  • Interesse em contribuir com a transformação do ser humano a partir da centralidade de Jesus Cristo, na obra da redenção humana;
  • Estruturação de instituições verdadeiramente cristãs;
  • Promoção de espaços de celebração e comunhão permanentes;
  • Aproximação com as famílias para acolhimento, capacitação e eventos relacionados às principais questões contemporâneas, sempre à luz da cosmovisão cristã;
  • Projetos extracurriculares e atividades artísticas e culturais ajustados aos valores cristãos;
  • Parceria e acompanhamento espiritual de igrejas locais localizadas nas cidades onde se tem instituição educacional. Espera-se que essas igrejas deem suporte à equipe do colégio;
  • Excelência do ensino, promovida de forma saudável e participativa. 

II. Sustentabilidade
A Educação Metodista tem como objetivo geral implantar a sustentabilidade em seus setores acadêmicos, administrativos e na sua relação com stakeholders, de forma que a sustentabilidade seja uma atitude transversal e perene em suas ações e na formação cidadã que oferece.

O Programa Rede Metodista Sustentável acontece ao ser inserido em todos os níveis, prevendo a redução efetiva da pegada ecológica da Educação Metodista ao incluir critérios e medidas de sustentabilidade em suas operações, criando assim um ambiente propício para a inovação em direção ao conceito e comportamento de unidades verdes (colégios, universidades, centro universitário e faculdades). Por isso, o programa se estrutura em dois componentes que se complementam, o que permite que a Educação Metodista pratique o que ensina e ensine o que pratica.

Princípios norteadores do programa:

  1. Preparar cada indivíduo para considerar e explorar os impactos de nossas ações cotidianas em nós mesmos, na nossa família, na comunidade e na natureza como um todo;
  2. Usar os espaços (colégios e campi) e a comunidade acadêmica como um laboratório vivo, criando oportunidades para pesquisa e ações em: educação para a sustentabilidade, vida sustentável, adoção de tecnologias verdes, design ecológico, construções verdes, adoção de indicadores de sustentabilidade, negócios sustentáveis, análise de ciclo de vida, uso de recursos hídricos, entre outros;
  3. Transformar as instituições de ensino em modelos de sustentabilidade em todos os aspectos de seu funcionamento. Mensurar regularmente o efeito da aplicação de práticas sustentáveis e usar os resultados para refinar e atualizar as políticas institucionais de sustentabilidade adotadas.

A ênfase do programa é construir relações baseadas na participação, apreciação e organização de iniciativa própria, promovendo uma mudança de paradigma que implica no aprendizado profundo por parte das pessoas responsáveis por estabelecer políticas educacionais – administradores, coordenadores de cursos, professores e todos os demais atores da área da educação básica e da educação superior.

III. Inovação
Como uma instituição comunitária e confessional do segmento da educação, para a Rede a inovação se insere no contexto de criar caminhos e estratégias diferentes aos meios e espaços habituais, para atingir o objetivo de consolidar a Educação Metodista em novas regiões no território brasileiro.

Inovamos quando criamos novas perspectivas e as transformamos em ideias de realização da prestação de serviços educacionais dirigidos a novos públicos, mercados e contextos socioeconômicos.

IV. Internacionalização
A internacionalização das atividades de ensino, pesquisa e extensão é condição necessária à preparação dos estudantes para viverem e conviverem no mundo globalizado, além de permitir a inserção no mercado de  trabalho transnacional e dinamizadopelas TDICs.

Na atualidade, existem mais de 1 mil instituições de ensino metodistas em cerca de 80 países, interligadas por associações que regem ou propõem ações trabalhadas pelas instituições locais que tornam possível às escolas e universidades promoverem interações, troca de conhecimento e parcerias, proporcionando mútuos benefícios – a Educação Metodista do Brasil é associada a algumas delas, o que fortalece a sua presença internacional. 

E, para conduzir, mediar e viabilizar os projetos, bem como promover os intercâmbios culturais e educacionais, a Educação Metodista conta com a Assessoria de Relações Internacionais, com objetivo de interagir no ambiente internacional detectando tendências, oportunidades, nichos de mercado e, especialmente, desenvolvendo contatos e relacionamentos de interesse da instituição com os seguintes objetivos: (i) estabelecer estratégias, parcerias e convênios; (ii) propor ações; (iii) desenvolver iniciativas que agreguem valor à Educação Metodista e a mantenha em processo constante de renovação e inovação; além de (iv) fortalecer a imagem institucional junto à comunidade em geral e aos órgãos internacionais.

Considerações finais
A Rede Metodista de Educação, nesses últimos anos, tem enfrentado com muita coragem e verdade um grande desafio, que é a dívida financeira, que é histórica. A sua primeira missão diante deste contexto, buscando cumprir aquilo que é a decisão da igreja, é pagar toda dívida. Cumprir essa missão não tem sido fácil; no entanto, a Rede sabe que este é o itinerário obrigatório para abrir caminhos para novas possibilidades. A Educação Metodista no Brasil é vanguardista em oferecer ensino, pesquisa e extensão, que sempre impactaram na formação e na consolidação de lideranças regionais. Essa educação sempre foi e é extremamente relevante para o País. Por isso, a rede nutre a expectativa de continuar a sua missão, mesmo sabendo que as possibilidades são poucas.

No entanto, a esperança nasce na fé em Deus e na força do Seu Poder. A Rede espera ser capaz de continuar a contribuir para a missão Metodista no Brasil, por compreender as palavras de John Wesley quando dizia que uma pessoa bem-educada tem muito mais condição de responder positivamente ao chamado de Deus para sua vida. Isso é o que se quer ver no futuro, pessoas bem-educadas respondendo positivamente ao chamado de Deus.

 

Comunicação da Rede Metodista de Educação


Posts relacionados