Publicado por Redação em Metodismo, Notícia, Concílios, Internacional - 29/09/2016 às 09:35:33
Concílio Mundial Metodista: um Deus, uma fé, um povo, uma missão!
Bispo Paulo Lockmann passa presidência para Rev. J.C. Park
Metodistas do mundo inteiro se reuniram em Houston, Texas (EUA) entre 31 de agosto e 3 de setembro para a 21ª Conferência Mundial Metodista. A comunidade teve a oportunidade de compartilhar questões de diversas culturas. O encontro mundial da família Metodista Wesleyana acontece a cada cinco anos em uma parte diferente do mundo, e essa edição aconteceu sob o tema organizado em torno de quatro subtemas: Um Deus, uma fé, um povo, uma missão. “Os/As participantes sairão de Houston sabendo o que tem unido Wesleyanos/as historicamente e para o que Deus está nos chamando para o futuro”, já informava a organização em seu site oficial antes do começo dos trabalhos.
A abertura do evento aconteceu com a celebração da noite do Deus trino e terminou com um culto noturno, enviando ao mundo o Corpo de Cristo cheio de diversidades, mas unido. Durante a cerimônia, o Bispo brasileiro Paulo Lockmann, presidente do Conselho Mundial Metodista, teve a oportunidade de presidir o evento no cargo que exerceu nos últimos cinco anos. Ele explica a diferença entre o Concílio como evento e a Conferência. “O Concílio abre a Conferência e esta é o espaço onde os/as não delegados/as do Concílio, cerca de 450 pes soas, se reúnem com metodistas membros da Conferência. Nela, acontecem palestras; inclusive, o Bispo João Carlos foi um dos palestrantes.
Bispo Adonias Pereira do Lago e a Revda. Lourdes Magalhães na abertura do evento
Houve pessoas do mundo todo trazendo diversas experiências em palestras e também nas oficinas”, disse o Bispo Paulo Lockmann. A Conferência durou mais quatro dias e, após o seu encerramento, o Concílio voltou a se reunir para a posse formal do novo presidente e para a aprovação dos projetos dos comitês para o novo quinquênio. “O Bispo João Carlos Lopes foi eleito membro do Comitê de indicação que irá trabalhar os novos líderes para a liderança do Concílio Mundial de 2021 a 2025”, destacou o Bispo Lockmann. A responsabilidade da presidência foi passada para o Reverendo J.C. Park, da Igreja Metodista Unida Coreana, em uma marcante liturgia onde recebeu oração de representantes da Igreja Metodista na África.
A programação contou ainda com palestrantes de várias partes do mundo, incluindo o Bispo brasileiro João Carlos Lopes, presidente da 6ª Região Eclesiástica e do Conselho de Bispos das Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe (CIEMAL), e também da Revda. Jo Anne Lyon, ganhadora do Prêmio Metodista da Paz. Além do Bispo Paulo Lockmann e do Bispo João Carlos Lopes, a delegação brasileira também contou com a presença dos Bispos Adonias Pereira do Lago e Luiz Vergílio, respectivamente o atual e o recém-eleito presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil.
Entrega do Prêmio Metodista da paz para Dra. Jo Anne Lyon
A Bispa Marisa de Freitas também esteve na conferência, assim como a Pastora Andreia Fernandes, que foi convidada para pregar na Primeira Igreja Metodista de Pasadena, no Texas. Representantes da Rede Metodista de Educação e Confederação de Jovens também participaram da comitiva.
Você confere essas e outras informações na íntegra em português no site do Expositor Cristão. Veja também no site oficial do evento em inglês (worldmethodistconference.com) ou no site da Sede Nacional (www. metodista.org.br) o relatório do Bispo Paulo Lockmann apresentado na Conferência.
Escrito por Sara de Paula
Repórter EC
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de outubro de 2016
Acesse e faça download gratuito
LEIA TAMBÉM: BISPO PAULO LOCKMANN COMENTA A CONFERÊNCIA METODISTA MUNDIAL