Publicado por José Geraldo Magalhães em Última Edição - 04/07/2022 às 11:02:44
Concílio aprova Ata da Sessão on-line realizada em dezembro
Secretário de Atas rev. Luciano Martins faz a leitura dos destaques da Ata feito pelas delegações antes da aprovação. Foto: Rodrigo de Britos
Pr. José Geraldo Magalhães
Ainda pela manhã do dia 4, o presidente do 21º Concílio Geral, bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, passou a palavra ao bispo Adonias Pereira do Lago, para as considerações da Ata anteiror - sessão on-line realizada em 11 de dezembro de 2021. Antes da leitura o bispo disse sobre os bloqueios de contas por questões judiciais e outras dificuldades enfrentadas pela instituição. "Diante dos acontecimentos, nós encaminhamos aos órgãos para que fosse realizada a sessão on-line para a prorrogação de mandatos. Nossa clareza como Colégio é colocar nossos olhos, nas crises e nos problemas que nos atingiram ou vamos continuar colocando nosso olhos em Deus nessas horas com fé. diante disso, como Igreja Metodista, nossos olhos são olhos de fé de Josué e Calebe diante das circunstâncias. Temos que ser realistas", destacou o bispo Adonias.
O bispo Adonias enfatizou ainda que, quem "manda" na Igreja Metodista, após Jesus, é o Concílio Geral. "Temos que seguir nossa legislação. Acreditamos que o oncílio tem autoridade para fazer o que fez. Temos essa plena convicção de foi feito o melhor diante dos desafios de uma sessão on-line. Os órgãos decidiram esse caminho e nós aqui estamos. Por isso nós devemos contar mais uma vez com a sabedoria desse plenário com atuitude de fé. Não estamos na Assembleia Legisltativa ou outras instâncias, mas estamos aqui como Igreja. Precisamos aprovar, não o qiue for melhor para a região, mas o que for melhor para Deus, para a Igreja", disse.
O bispo Luiz Vergílio - presidente da sessão, consultou o plenário sobre a continuidade da transmissão on-line antes da leitura da Ata e colocou em votação. Foram 163 votos de aprovação, 57 contrários e 3 abstenções. A tranmissão foi suspensa logo em seguida.
Ata - O rev.Luciano Martins, secretário de Atas da primeira sessão realizada em 11 de dezembro, fez alguns ponderamentos e passou a palavra ao presidente Bispo Luiz Vergílio que abriu para esclarecimentos. Após discuções foi colocado em votação para a leitura da Ata. O resultado foi de 82 votos aprovados, reprovação para a leitura de 149 votos e 3 abstencções, sendo que o secretário de Atas fez a leitura dos pontos de destaques apontados pelas Regiões Eclesiásticas e Missionárias.
Após alguns esclarecimentos, Roberto Pimenta (1ªRE), discordou . "A Ata é o relato do que aconteceu. Se o que aconteceu foi ilegal, anticanônico, precisa constar na Ata. Ela reflete o que foi falado. Não é uma análise da Ata", disse Pimenta. Já o rev. Paulo Roberto Garcia (3ª RE), sugeriu que se votasse na aprovação da Ata e que se fizesse as devidas correções apontadas pelas delegações.
Após muitas discussões e debates, a discussão continuou com as apresentações dos destaques e depois houve uma sugestão para que se colocasse em votação para ser a Ata ser acolhida. O rev. Paulo Garcia voltou ao microfone para sugerir que a presidencia acolhesse a Ata com os apontamentos das regiões que foram lidos e que fosse colocado em votação à aprovação da Ata. Foram 234 votos favoráveis á aprovação da Ata e 8 contrários e duas abstenções.
Internautas - houve opiniões a favor e contra o corte da transmissão. "O problema é que hoje, opiniões geram processos, o mundo é inimigo da IGr nosso compromisso deve ser com a pregação do evangelho, decisões internas, administrativas tem o seu lugar reservado", disse Daniela Chitolina Santos pelo chat do Youtube. Já o Thiago Escareli reforçou que assuntos internos da Igreja Metodista, interessam aos membros da Igreja, por exemplo, eu. Então, eu gostaria de saber o que seria dito sim, e tenho o total direito de saber como membro", comentou.
À Agenda vai ser colocada em votação para aprovação no período da tarde de hoje, dia 4, assim como a Comissão de Indicação.
Veja também:
Todos os boletins diários do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista