Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Notícias - 27/02/2019 às 12:39:24

CLAI Brasil retoma sua missão

O Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), organização de Igrejas e entidades ecumênicas da América Latina e do Caribe, reuniu-se com algumas assessoras e assessores dia 1º de fevereiro, nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O objetivo do encontro foi reestabelecer e dar continuidade à missão da organização. A mesa da Diretoria reuniu-se e tomou uma série de decisões, e não chamou a Junta Diretiva, com seus 16 membros, para homologar tais decisões. O CLAI continua num impasse, enquanto caminha para uma Assembleia Geral Extraordinária. 

A instituição é organismo de igrejas e órgãos ecumênicos organizados para promover a unidade, solidariedade e cooperação entre os/as cristãos/ãs latino-americanos/as, que dão testemunho de sua fé no âmbito em que atuam. Sua Assembleia Geral de fundação aconteceu em 1978. Todas as Igrejas e Organismos do CLAI são latino-americanos. 

“Em maio de 2013, a VI Assembleia Geral das Igrejas membros plenos do CLAI, reunida em Havana, Cuba, elegeu sua Junta Diretiva; em seguida, a Junta Diretiva se reuniu e elegeu sua Mesa Executiva. As Igrejas determinaram um mandato claro e urgente: renovar o CLAI”, informou a mesa da Diretoria. 

Em sua organização, o CLAI criou cinco Seções Regionais, juntando vários países de uma determinada região da América Latina, exceto uma, o CLAI Brasil, que tem como membros igrejas e organismos brasileiros. Entre as decisões tomadas, decidiu fechar todas as regionais. 

O CLAI Brasil acatou as decisões administrativas e fechou seu escritório, demitiu seus/as funcionários/as e depositou seu acervo em dependências cedidas pela Igreja Presbiteriana Independente. Por outro lado, igrejas e organismos do CLAI Brasil decidiram mantê-lo vivo, estabelecendo todo um processo de reorganização. Sua existência se estende até a próxima Assembleia Geral Extraordinária, que deve acontecer ainda em 2019. Depois disso, as igrejas e organismos do CLAI Brasil deverão se reunir novamente para definir o futuro deste organismo.

A Diretoria tem, por estatuto, um mandato de dois anos. A atual tem seu mandato até agosto de 2020. Os cargos da Diretoria são ocupados por representantes de igrejas-membro, com um acordo de respeitar um rodízio entre as igrejas. 

Neste momento a nova Diretoria busca aproximar-se das igrejas-membro e restabelecer comunhão com elas, caminho único para que o CLAI-BR continue a existir e ser um espaço de unidade, solidariedade e cooperação. 

Bispo Honorário Stanley da Silva Moraes
Presidente do CLAI Brasil

 

Fonte: Jornal Expositor Cristão - edição de março/2019

 


Tags: clai


Posts relacionados

Notícias, Capa, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC janeiro 2020

Em 2020 a Igreja Metodista em terras brasileiras trabalhará o tema da unidade. Já disponibilizamos na edição de dezembro o logo e todas as informações a respeito do tema. Nesta edição, abordamos a importância do Corpo de Cristo estar unido.

Notícias, Metodismo, Liderança, por José Geraldo Magalhães Jr.

Encontro em Juiz de Fora reúne pastores aposentados da 4ª Região

Uma caravana de 16 pessoas de Belo Horizonte, entre pastores/as aposentados/as e cônjuges, foi acolhida na igreja Metodista “Vitória dos Fiéis”, no bairro de Lourdes, pastoreada pelo Rev. Celso Souza de Moraes, que juntamente com o Rev. Messias Valverde e irmãos e irmãs metodistas mobilizaram os/as aposentados/as de Juiz de Fora e região para esta celebração.