Publicado por Redação em Notícia, Banner - 30/10/2017 às 16:17:58
CLAI Brasil discute crise institucional da organização em São Paulo
No dia 25 de setembro, o Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI) reuniu na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, suas igrejas e organismos membros. A organização promove a unidade entre o povo cristão do continente, mas tem enfrentado crises institucionais no decorrer dos últimos anos. O Presidente da Junta Diretiva do CLAI-Brasil, Presbítero Nilton Emmerick Olivera, explicou como o diálogo foi importante para alinhar o ponto de vista dos/as representantes. “Os primeiros momentos da reunião foram de fogo cruzado no sentido de que as pessoas tinham informações confusas”, disse.
Entre os/as metodistas presentes estavam o Bispo Honorário Stanley Moraes, a Pastora Joana Darc Meireles e o Bispo Emérito Paulo Ayres Mattos, que explicou a importância da participação da igreja na organização. “Eu creio que fica claro que a maioria da junta diretiva nesse instante tem um posicionamento que me parece o mais adequado para a situação, e eles/as devem incentivar um diálogo maior com as igrejas membros para se fazer uma retomada da caminhada”, disse o Bispo Paulo Ayres.
Um dos convidados para a reunião foi o metodista Anivaldo Padilha, que participou da fundação do conselho. “A crise do CLAI é uma crise das igrejas. Todas as igrejas do protestantismo histórico hoje estão em crise. Crise de identidade, crise de sentido, e a gente percebe isso em todas as igrejas”, afirmou Anivaldo.
Ao final da conversa, o grupo aprovou por unanimidade um documento com o posicionamento do Brasil diante dos conflitos. A edição 37 do Giro de notícias traz uma reportagem completa com a participação de outros/as representantes.
Para ouvir acesse: http://bit.ly/giroec37
Redação EC
Publicado originalmente no Expositor Cristão de novembro/2017