Publicado por Redação em Notícia - 10/01/2025 às 13:49:45
Influenciar, inspirar e salvar vidas
Entre janeiro de 2023 e outubro de 2024, 1ª RE recebeu 7.900 discípulos e discípulas e tem
atualmente 1.422 células de discipulado. Pastores e líderes desejam dobrar esses números
PANORAMA 1ª RE
Estamos muito felizes com o alcance da 1ª Região nas várias tarefas designadas pelo Senhor. No nosso caso, do povo chamado metodista, queremos espalhar a santidade bíblica por toda a Terra, em especial aos limites da 1ª Região.
A Igreja Metodista na Primeira Região Eclesiástica viveu intensamente o ano de 2023; O Ano do Serviço, quando tivemos a oportunidade de servir intensamente; e no atual ano de 2024: O Ano da Fonte, em que fomos desafiados a influenciar, inspirar e salvar vidas. Nossa Região avançou em diversas áreas, além de termos recebido o presente do alargamento de nosso território, espaçamos nossas tendas, com a chegada do estado da Paraíba e seu lindo povo.
Uma ótima notícia para uma igreja missionária e que ama vidas: entre janeiro de 2023 e outubro de 2024 recebemos 7.900 novos discípulos e discípulas, temos atualmente 1.422 células de discipulado, com o desejo ardente de nosso corpo pastoral e liderança de dobrarmos esses números nos próximos meses. Nossas atividades regionais revelaram-se um ambiente de inspiração e temor para que possamos sempre levar a bom termo esta grande obra.
Principais ações
Nos anos de 2023 e 2024 tivemos as duas primeiras edições do Dia do Legado. Uma visão poderosa, fundamentada em nossa história, naquilo que tem sido nossa prática de fé. Deixando nosso olhar e a nossa marca em cada bairro e cidade onde tem uma Igreja Metodista. Não deixamos morrer a dimensão paroquial de nossa missão, fazendo com que o dia 1º de maio seja um dia de ação cristã e metodista nos lugares que estamos plantados. Recebemos diversos reconhecimentos do poder público e da sociedade civil em razão da participação efetiva neste dia.
Seguimos com os Discipulados Gerais de Pastores e Pastoras, com a participação efetiva de nossos seminaristas e cônjuges. Todos os distritos participaram ativamente com uma frequência acima de 90% de nosso corpo pastoral. Tivemos nossos três retiros espirituais de pastores e pastoras realizados na Escola de Missões, sem contar o nosso Encontro Ministerial realizado na cidade de São Lourenço, um ambiente abençoado de unção, comunhão e renovo espiritual. Preciso dizer que as atividades, eventos distritais e polo distritais favoreceram uma mesma linguagem, um mesmo coração e uma só tarefa de fazer discípulos e discípulas.
As “Torres de Oração”, que nasceram no meio da pandemia, continuaram vivas e sustentaram cada ação de nossa região, através da obra poderosa da intercessão. Nosso propósito é que cada distrito seja uma torre de oração pelo nosso estado e pelo nosso país.
Estabelecemos a criação do Departamento Regional de Trabalho com Surdos, além do Departamento Regional de Música e Arte, diversas assessorias, dentre elas a de Mídia Regional, aumentando consideravelmente nosso alcance nas redes sociais.
Demos continuidade aos excelentes trabalhos, projetos e atividades realizadas e consolidadas pelas seguintes assessorias regionais e distritais: Secretaria Executiva da AIM; Secretaria Executiva de Finanças; Secretaria Executiva de Educação Cristã; Secretaria Executiva de Ação Social; Secretaria Executiva de Discipulado; Departamento Regional de Pessoas que Trabalham com Crianças; Departamento Regional de Escola Dominical; Ministério Regional de Ensino e Capacitação; Federações de Juvenis, Jovens, Mulheres e Homens; Departamento Regional de Trabalho com Pessoas Surdas; Departamento de Pessoa com Deficiências; Projeto Sombra e Água Fresca; Pastoral da Terceira Idade; Pastoral Carcerária; Pastoral de Apoio ao Dependente Químico e sua família; Pastoral de Combate ao Racismo; entre outras assessorias regionais e os Distritos.
Desafios
O 46º Concílio Regional da Igreja Metodista na 1ª RE estabeleceu uma ênfase específica para o biênio 2025/2026: incluir e atender à crescente população idosa, que desempenha múltiplas funções na sociedade e na igreja, e envolvê-los em estratégias de discipulado e evangelismo. Para isso, é necessário fortalecer ministérios da Terceira Idade, células específicas e criar materiais que integrem este público à vida da igreja de forma ativa e missionária. Com o apoio do Ministério Regional da Terceira Idade, Secretaria Regional de Discipulado e Ministério de Apoio Episcopal, lançaremos um material específico para criação destes ministérios e grupos de discipulados.
Projetos e perspectivas
Nossa perspectiva para o próximo biênio consiste na afirmação de ações como o Dia do Legado, que já é uma marca de nosso modo de ser igreja na 1ª RE. Manteremos nossa vocação missionária, usando a única ordenança que Jesus deixou para a igreja: “ir e fazer discípulos”.
Um pedido do nosso Bispo Paulo Rangel à 1ª RE: “Portanto, conclamo ao povo chamado metodista na 1ª Região a colocar a fé e a esperança no Deus que nos chamou, pois não há impossível para Ele. Foquem no discipulado e se alimentem da instrução da Palavra de Deus para que possamos resistir e avançar na força do Senhor, a Razão da nossa fé”.
Estabelecemos diretrizes missionárias para nossa Região, através do Plano Regional de Ação Missionária (PRAM):
1. Missão e Discipulado: Dia do Legado, Tripé do Discipulado, Células, Retiros Espirituais, nossas práticas missionárias e nossos projetos missionários (Projeto Momento de Deus com Crianças), JuMeMi (Juvenis Metodistas em Missão), PMDM (Projeto Momento de Deus para Missões) e CRIAMMI (Crianças Metodistas em Missão). Segmentos diretamente envolvidos: Expansão Missionária e Discipulado;
2. Área Administrativa: garantir recursos suficientes para apoiar o avanço missionário e expansão do Reino, antecipar desafios e prevenir que as dificuldades da missão limitem a ação, e servir com excelência e manter uma gestão saudável para sustentar a prática missionária e a paixão evangelizadora da Região. Segmento diretamente envolvido: Secretaria Executiva de Finanças;
3. Educação Cristã: fortalecer a lealdade às Escrituras e às doutrinas wesleyanas, resgatando as marcas do metodismo, promovendo a capacitação ministerial e o compromisso com a fé cristã, resistindo ao fundamentalismo e ao liberalismo teológico. Segmentos diretamente envolvidos: Departamento Regional de Pessoas que Trabalham com Crianças; Departamento Regional de Escola Dominical; Ministério Regional de Ensino e Capacitação; Federações de Juvenis, Jovens, Mulheres e Homens; Departamento Regional de Trabalho com Pessoas Surdas; Departamento de Pessoa com Deficiência e Projeto Sombra e Água Fresca;
4. Ação Social: promover a identidade missionária da igreja, servindo ao próximo e atendendo às suas necessidades, seja ele membro ou morador da comunidade. Segmentos diretamente envolvidos: Pastoral da Terceira Idade, Pastoral Carcerária, Pastoral de Apoio ao Dependente Químico e sua família e Pastoral de Combate ao Racismo.
1ª RE em números
• 18 distritos: Angra dos Reis, Barra Mansa, Campo Grande, Cascadura, Catete, Duque de Caxias, Irajá, Jacarepaguá, Nilópolis, Nova Iguaçu, Realengo, Resende, Santa Cruz, São João de Meriti, Valença, Volta Redonda, Xerém e Paraíba
• 192 igrejas
• 90 campos missionários
• 16 congregações
• 267 presbíteros(as) ativos(as)
• 10 pastores(as) ativos(as)
• 67 aspirantes à Ordem Presbiteral
• 46 missionários designados
• 74.073 membros
46º Concílio Regional
O 46º Concílio Regional Ordinário da Igreja Metodista na Primeira Região Eclesiástica ocorreu entre os dias 14 e 16 de novembro de 2024, nas dependências do IMForM (Instituto Metodista de Formação Missionária), Escola de Missões, em Teresópolis (RJ). O evento foi marcado por momentos de unidade, comunhão, renovação espiritual e alinhamento. Em cada sessão, fomos surpreendidos pelo agir do Senhor: homenagem ao nosso Bispo Emérito Paulo Lockmann, eleições de presbíteros(as) e diáconos/diaconisas, além de deliberações e acolhimentos dos relatórios voltados para a missão e o Reino. Foram dias intensos, repletos da presença de Deus, que celebraram o encerramento de um lindo biênio e apontaram para um próximo período cheio da Graça de Deus e de muitas vidas alcançadas para a glória do Senhor. Destaque Nesse biênio fomos surpreendidos por vários reconhecimentos do poder público e da sociedade civil em razão da participação efetiva no Dia do Legado. Nosso Bispo foi homenageado e recebeu títulos de cidadão de duas cidades, além de participar e pregar em eventos da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e também do Palácio Alvorada, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Temos buscado ser relevantes em nossas cidades e em nossos estados, e Deus tem nos dado graça para abençoarmos nossas autoridades e todo povo do Estado do Rio
de Janeiro e da Paraíba.
Destaque
Nesse biênio fomos surpreendidos por vários reconhecimentos do poder público e da sociedade civil em razão da participação efetiva no Dia do Legado. Nosso Bispo foi homenageado e recebeu títulos de cidadão de duas cidades, além de participar e pregar em eventos da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e também do Palácio Alvorada, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Temos buscado ser relevantes em nossas cidades e em nossos estados, e Deus tem nos dado graça para abençoarmos nossas autoridades e todo povo do Estado do Rio de Janeiro e da Paraíba.
Comunicação Regional