Publicado por Redação em Metodismo - 10/01/2025 às 10:36:43

Simplicidade e Sabedoria

 

“Discípulas e discípulos nos caminhos da Missão praticam a sabedoria e a simplicidade do
Evangelho” será o tema da Igreja Metodista para 2025

 

Este é o tema para o ano de 2025. Precisamos, como sociedade e também como Igreja Metodista, resgatar esses valores. Ser uma igreja simples, sim, mas em tudo uma igreja relevante.

 

A sociedade hoje tem dado muito valor ao “extravagante”; algumas teologias equivocadas destacam como “sucesso”, “acúmulo” e “prosperidade” o ser abençoado por Deus, o que contrapõe o Evangelho de Jesus.

 

Ele afirmou, em Mateus 10.16, que deveríamos ser “prudentes como a serpentes e simples como as pombas”. A missão, apesar de todos os seus desafios, é baseada na simplicidade do Evangelho. 

 

A sabedoria tem algo diferente do “conhecimento”. O conhecimento acumulado não significa necessariamente ter sabedoria para viver a fé cristã.

 

Vale a pena lembrar que João  Wesley tinha um conhecimento inquestionável, mas não era suficiente para sua salvação, até que teve uma experiência em que ele declara: “senti meu coração estranhamente aquecido”. 

 

Creio que seja oportuno conceituar:
Sabedoria: “1. Qualidade ou característica de quem é sábio. 2 Acúmulo de conhecimentos sobre assuntos diversos; erudição, sabença, saber, sapiência. 3. Conhecimento, natural ou adquirido, das verdades ou do que se julga verdadeiro”. 4. Prudência e moderação ao falar ou agir; saber, sensatez”.


Simplicidade: “1. Qualidade,estado ou natureza do que é simples; do que não é composto. 2. Ausência de complicação; que não apresenta dificuldade ou complexidade. 3. Sem pretensão ou afetação, maneira natural e espontânea de agir ou de se expressar; elegância, espontaneidade. 4. Caráter próprio, não modificado ou alterado por elementos estranhos. 5. Qualidade e caráter de sincero; franqueza, pureza, sinceridade”.

 

A simplicidade não tem nada a ver com questão material, econômica, financeira. Na caminhada ministerial, já ouvi muitas vezes pessoas se referirem a alguém pobre dizendo: “fulano é muito simples”. Não, esta pessoa só é pobre mesmo, pode até ser uma pessoa extremamente arrogante se não tiver o caráter de Cristo.

 

O que precisamos é, de fato, sermos simples, como pessoas e Igrejas, independente da nossa condição econômica, financeira, formação acadêmica etc. Jesus é nosso modelo de simplicidade e sabedoria.

 

No Sermão do Monte, Ele propõe um novo estilo de vida, uma nova forma de viver a fé e a própria religião.

 

O Colégio Episcopal está preparando a Carta Pastoral para o próximo ano, e nossa preocupação está em trabalhar com a Igreja Metodista no Brasil, especialmente neste tempo de tantos desafios, uma igreja que seja simples e que pode agir com sabedoria.

 

Uma Igreja que busca na simplicidade e sabedoria a unidade, especialmente para superarmos nossos desafios, da Igreja Local à Nacional, cada expressão missionária da nossa Igreja. Cremos que a crise que estamos atravessando vai gerar uma “nova Igreja”, com um povo que será “sábio” a partir do Evangelho de Jesus e “simples” em cada gesto, a partir do modelo do ministério de Jesus. 

 

Que em cada espaço missionário da Igreja Metodista em solo brasileiro, cada Região Eclesiástica, Região Missionária, Campos Missionários, vivamos a simplicidade e a sabedoria do Evangelho.

 

Com meu carinho e orações ,

 

Marcos Antonio Garcia
Bispo 3ª Região Eclesiástica

 

 


Posts relacionados