Publicado por Redação em Notícia - 13/03/2024 às 16:51:22

Casa Susana Wesley é destaque entre ONG's

"Projeto realizado desde 1994 na cidade de Viamão (RS) apoia, acolhe e orienta meninas no

contraturno escolar para alcançarem melhores condições de vida e  formação"

    

 

 

Susana Wesley, como sabemos, foi mãe de John Wesley e é reconhecida como a mãe do Metodismo no sentido moral e religioso. Foi mulher vigilante na fé, vivia o que ensinava e tinha organização prática das boas rotinas, inclusive no que tocava ao orçamento familiar, já que seu esposo não conseguia viver dentro do orçamento existente.

Diariamente, Susana dedicava seis horas ao ensinamento de seus filhos, no que seria sua escola doméstica. A história mostra que seu empenho e perseverança fizeram com que seus filhos passassem a ter paixão pelo aprendizado, retidão moral e espiritual, além de se tornarem cultos.

Sem dúvida, é exemplo de fé, dedicação e forte inspiração ao ensino, mostrando ser possível influenciar os pequenos a serem grandes homens e mulheres de Deus.

Já a Casa Susana Wesley foi idealizada em 1994, no município de Viamão (RS), a partir da Pastoral da Periferia, no episcopado do Bispo Isac Aço. Os pastores que atuavam nesta Pastoral perceberam a violência em todas suas formas, que atingia as meninas, crianças e adolescentes.

Em contato com os órgãos públicos municipais, a Pastoral passou a fazer acolhimento destas pequenas vítimas, enviadas pelo Conselho Tutelar. Ali recebiam proteção, orientação, alimentos e conheciam a Palavra de Deus de forma concreta. Sem divulgação do endereço, para garantia e segurança delas, a Casa se tornou um apoio importante para as meninas e até suas mães.

Em forma de reconhecimento, no ano de 2003 a Casa Susana recebeu o Título de Utilidade Pública, através da Lei Municipal nº 3.162. Com o passar do tempo e naquele mesmo ano, a Casa modificou a sistemática de enfrentamento dos desafios em sua missão. Em parceria com as escolas locais e Conselho Tutelar, vem recebendo, desde então, meninas em turno inverso ao escolar para acompanhamento pedagógico, afetivo, alimentar e espiritual.

São seis horas diárias em que as meninas são divididas em dois turnos. Passam por atividades escolares, lúdicas, artísticas, esportivas, prática de higiene pessoal, acompanhamento espiritual, além de complementação alimentar. Todas as atividades visam a saúde integral – física, mental e espiritual – e a valorização da autoestima das mesmas. 

Inspirada na serva de Deus que carrega no nome, a Casa Susana Wesley busca oferecer apoio, acolhimento e orientação, para que as meninas e suas famílias possam encontrar formas e caminhos para alcançarem melhores condições de vida e formação.

Assim como no tempo de Susana, a Casa passa por dificuldades de toda ordem, muitas vezes faltando apoio pessoal e financeiro para manutenção ou ampliação de projetos, como o sonho de alfabetizar de forma plena todas as 30 meninas atendidas. 

A privação desse direito as torna incapazes de ler e entender notícias, instruções, bulas de medicamentos e outras informações essenciais, limitando suas oportunidades futuras de trabalho, autonomia e participação plena na sociedade. Sem falar que, sem orientação e estudo, se tornam fáceis vítimas de pessoas malintencionadas. 

Para além das dificuldades financeiras, afinal (...) “a mão do Senhor não está encolhida”, a Casa carece de voluntariando nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, dentre outras. 

Felizmente, contamos com doações e voluntariado em diversas oficinas e projetos. Por tal razão fomos reconhecidos como destaque do ano de 2023 na cidade de Viamão, na categoria ONG. A Casa Susana Wesley é o resultado da consciência social e espiritual de todos aqueles que, seja com tempo, conhecimento, doação ou oração, formam uma colcha de retalhos, costurada com amor, buscando suprir as necessidades básicas das meninas atendidas, fazendo diferença em suas vidas, famílias e bairro. 

Até aqui, Deus tem nos acompanhado. Contamos com suas orações e contribuições!

 

Simone P. Ribeiro Chandelier

Presidente do Conselho Diretor da Casa Susana Wesley

 

 

 

 


Posts relacionados