Publicado por Redação em Notícia, Atualidade, Banner - 20/08/2016 às 20:53:29
Brasil confirma sua melhor participação em Olimpíadas com o Ouro do Futebol
Rio 2016 | EBC
O futebol brasileiro subiu ao pódio nessa noite de sábado (20) para receber a medalha de ouro na Olimpíada Rio 2016.
Com a conquista, o país registra sua melhor participação nos jogos. São 6 ouros, e 17 medalhas no total, considerando a medalha de prata conquista hoje por Isaquias Queiroz e Erlon de Souza na canoagem de velocidade.
Erlon e Isaquias recebem medalha de prata | Ryan Pierce | Gety Images
Leia abaixo mais sobre a partida, na matéria de Felipe Pontes e Kelly Oliveira - Repórteres da Agência Brasil
A seleção brasileira de futebol é campeã olímpica dos Jogos Rio 2016. O ouro olímpico foi definido nos penalties, após o empate de 1 a 1. Na quinta bola chutada pela Alemanha, o goleiro Weverton defendeu, garantindo o ouro para o Brasil.
O placar do jogo não mudou nos dois tempos da prorrogação, após os 90 minutos com os dois times empatados. O Brasil abriu o placar com o gol de Neymar, aos 26 minutos de jogo, em cobrança de falta. Em comemoração, Neymar repetiu o gesto de imitar um raio do jamaicano tricampeão olímpico de atletismo, Usain Bolt, presente no estádio. Bolt vibrou com o gol de Neymar.
Meyer, da Alemanha empatou, aos 13 minutos do segundo tempo. O gol de ocorreu após uma falha da defesa brasileira, numa bola rebatida. A partir daí, as duas equipes fizeram um jogo tenso com várias chances de gols perdidas pelas duas seleções.
História de uma conquista
Getty Images | Laurence Griffiths
Foram necessários 64 anos, mas a seleção brasileira enfim chega ao ouro nos Jogos Olímpicos, numa conquista que serve de redenção para uma geração de jogadores que, pelo menos, desde a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, vinha sendo apontada como desprovida de grandes craques, assim como a responsável pelo rebaixamento da seleção brasileira do papel de protagonista para o de coadjuvante no futebol mundial.
Quis também o destino que o ouro fosse proporcionado por uma vitória sobre a Alemanha, país que derrotou o Brasil por 7 x 1 na semifinal do Mundial de 2014, no Brasil. O feito de agora passou longe de ser encarado pelos brasileiros como uma revanche para o fiasco de dois anos atrás. Um dos motivos é o de a seleção olímpica alemã ter em seu elenco somente um jogador que estava presente no Mundial, o zagueiro reserva Mathias Gunter. Mas esse foi um ingrediente a mais para incrementar o sabor de ganhar em casa um título há muito sonhado.
A perseguição ao ouro olímpico, último grande título internacional que faltava ao Brasil no futebol, ganhou contornos de obsessão nas últimas décadas, sentimento que acabou catalisado nestes Jogos Olímpicos, pelo fato do elenco jogar em casa, na primeira Olimpíada na América do Sul.
Leia a matéria completa de Felipe Pontes e Kelly Oliveira | Agência Brasil aqui.