Publicado por Redação em Metodismo, 20º Concílio Geral - 05/07/2016 às 23:49:30

Plenária do 20CG comenta os Relatórios apresentados

2016_07_20cg_plenaria4Relatórios também foram comentados nessa tarde, após a análise realizada por cada delegação. Ontem, 4, os relatórios da Cogeam, AIM, Tesouraria e Conselho Fiscal, foram apresentados e aprovados hoje na plenária do 20° Concílio Geral da Igreja Metodista no Brasil. Você confere como foi a apresentação dos relatórios aqui.

Algumas das delegações não tiveram ressalvas, mas a mesa recebeu muitas observações sobre todos os relatórios. Um dos esclarecimentos que foi solicitado, foi sobre a sugestão da Cogeam para que aconteça um estudo referente a sustentabilidade da Área Nacional.

A Pastora Cristiane Capelete prestou os devidos esclarecimentos sobre a observação da Comissão, explicando que a intenção é que haja um "reestudo da viabilidade da área nacional", principalmente no que se refere ao sustento. A Cogeam ainda frisou durante a apresentação do relatório, que gostaria de trazer uma proposta, mas devido a complexidade da questão, ainda não foi possível. "Fica apontada a pista para que líderes possam pensar isso a médio e longo prazo", concluiu Cristiane.

Regiões ainda pediram esclarecimentos sobre as Parcerias Missionárias, e foram esclarecidas pelo Presidente do Colégio Episcopal, o Bispo Adonias Pereira do Lago. A meta de trabalhar com a Expansão Missionária nos próximos 15 anos, com o objetivo de possuir uma Região Eclesiástica em cada estado brasileira, foi estabelecida no 19° Concílio Geral.

O Estado do Espírito Santo é parceiro da 4° Região Eclesiástica, e contribui para que o estado se torne um Região Eclesiástica. Durante as reações aos relatórios, foram apresentadas várias ações que acontecem como fruto da parceria proposta pelo Relatório do Colégio Episcopal. Entre elas, a inauguração de quatro novas igrejas, além da reestruturação de outras duas. Vários pontos missionários também foram abertos e 10 missionários passaram por formação no IMForM, e agora atuam na Região.

2016_07_20cg_plenaria5

A boa avaliação despertou a gratidão do Colégio Episcopal, informando que o relatório positivo contribui também para o relatório do CE apresentado.

“Algumas parcerias avançaram mais, outras menos. Elas não vão parar. Elas continuarão!”, afirmou o presidente do Colégio Episcopal, Bispo Adonias.

Também foi pontuado que o crescimento da Igreja Metodista no Brasil, que hoje tem mais de 259 mil membros em seu no Brasil, deu-se devido ao vigor espiritual e Ação Missionária. A Pra. Joana Darc também esclareceu a que a porcentagem de 6% para divulgação da Oferta Missionária, é aplicada na divulgação da campanha.

Também foi sugerido a diminuição da quantidade de publicações do impresso, utilizando o recurso de versões online para contribuir para diminuição de custos, porém a plenária também ressaltou e reconheceu a qualidade do Jornal Expositor Cristão impresso, assim como as demais publicações distribuídas pela Angular Editora, sugerindo inclusive uma moção de reconhecimento do trabalho produzido.

O Bispo Adonias lembrou que devido ao crescimento da Igreja, houve uma diminuição de investimentos por parte das Instituições parceiras, pois a impressão geral é que a IM é sustentável hoje no país.

Escrito por Sara de Paula
Repórter EC

Fotos de Henrique Moraes
Fotógrafo na 1ª RE

Posts relacionados

Metodismo, por José Geraldo Magalhães Jr.

Metodistas no Espírito Santo preparam-se para o Passa a Macedônia Capixaba 2019

Entre os dias 14 e 21 de julho de 2019, a Igreja Metodista no Espírito Santo, 4ª Região Eclesiástica, inicia as preparações para o Projeto Passa à Macedônia, na cidade Divino de São Lourenço. O Projeto consiste em uma ação missionária e social em localidades carentes e onde há a possibilidade de crescimento e expansão da Igreja Metodista.