Publicado por Redação em Notícia - 16/01/2025 às 10:36:34

Alinhamento e capacitação para o desenvolvimento e a expansão

 

Chegada da nova liderança episcopal manifestou esperança de revitalização de áreas fragilizadas e
permitiu explorar potencialidades favoráveis ao crescimento da 4ª REO 

 

O biênio 2023/2024 foi de expectativas por conta de uma nova liderança episcopal que chegou, um tempo de alinhamento com uma proposta pastoral que se apresentou de forma direta e objetiva para a Região. Dessa forma, a avaliação é que o biênio manifestou esperança de revitalização de áreas fragilizadas e potencialidades exploradas de características já demonstradas como muito favoráveis ao desenvolvimento da 4ª Região Eclesiástica.

 

Principais ações
Nesse tempo, dentre os destaques, tivemos os Cultos Distritais de Lideranças das igrejas locais com o Bispo. Os 14 Distritos da Região reuniram os integrantes das Coordenações Locais de Ação Missionária para celebrações onde o Bispo teve a oportunidade de compartilhar ênfases pastorais para toda a liderança regional. Nesse biênio, o corpo de obreiros e obreiras cumpriu um tempo de Programa de Formação Continuada, onde uma vez por mês o Bispo Bruno ministrou sobre temas próprios da caminhada pastoral e da visão regional de implantação de uma cultura de discipulado.

 

Também destacamos as ações da COREAM e Administração Regional com o intuito de regularizar os envios de relatórios financeiros das igrejas locais à Sede, bem como a viabilidade de negociações de cotas de participação missionária dessas mesmas comunidades. Tais medidas administrativas surtiram grande efeito, resultando no aumento das receitas da Região, e, por conseguinte, em maior investimento em campos missionários e ajuda pontuais às igrejas locais.

 

 

Desafios
Os maiores desafios se concentraram na mudança de mentalidade relacionada a certa relativização da responsabilidade administrativa e de conscientização de que a Região tem aspectos que favorecem uma expansão considerável.

 

Projetos e perspectivas
Para os próximos anos, vislumbramos treinar líderes locais para ações de discipulado cristão a partir de uma única trilha regional. Desejamos que 2025 seja o ano de treinamento e capacitação intensa nas igrejas locais, com o corpo pastoral através da Formação Continuada, e da membresia em geral a partir do seminário regional. Com o engajamento, capacitação e organização vislumbrada, almejamos que os frutos mais significativos de consolidação de novos membros ocorram nos anos de 2026 e 2027.  

 

4ª RE em números
• 14 distritos: Sul de Belo Horizonte e Norte de MG, Distrito Norte de Belo Horizonte, Distrito Juiz de Fora, Distrito Sul de MG, Distrito Zona da Mata, Distrito Leste da Zona da Mata, Distrito Vale do Aço, Distrito Vale do Rio Doce, Distrito Sul do ES, Distrito Caparaó, Distrito Centro do ES, Distrito Norte do ES, Distrito Litoral do ES e Campo Missionário Regional do CE

• 183 igrejas

• 87 congregações

• 45 pontos missionários

• 24 campos missionários distritais 

• 3 campos missionários regionais 

• 243 presbíteros(as) e pastores(as)

• 31.823 membros (12.603 homens e 20.229 mulheres)

 

Concílio Regional
O 46º Concílio Regional foi realizado entre os dias 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024:

• 23 presbíteros foram ordenados à Ordem Presbiteral;

• 9 pastores foram consagrados ao Ministério Pastoral.

 

No 46º Concílio Regional destacamos a emancipação de 4 congregações: 

• Igreja Metodista em Veneza – Ribeirão das Neves (MG)

• Igreja Metodista em Nova Guaçuí – Guaçuí (ES)

• Igreja Metodista em Colina – Cariacica (ES) 

• Igreja Metodista Barra do Ceará – Fortaleza (CE)

 

 

Comunicação Regional


Posts relacionados