Publicado por Redação em Notícia - 17/01/2024 às 10:07:38
Agentes Ativos na Missão Metodista
Ao longo do ano, a Confederação Metodista de Juvenis (CoMeJu) realizou ações de aprimoramento técnico e espiritual para que os juvenis metodistas sigam na visão
Em 2023, a mesa da Confederação Metodista de Juvenis trilhou um ano repleto de eventos significativos, centrados na capacitação, missão, comunhão e visão para o futuro. Nossa mesa é composta pela presidente Kamili Lemos (1ª RE), vice-presidente João Pedro Leal (7ª RE), secretária de comunicação 1 Isadora Farias (6ª RE), secretária de comunicação 2 Clarice Antunes (7ª RE), secretária de atas Larissa Duarte (4ª RE) e assessora financeira Isabela Almeida (6ª RE), junto aos conselheiros nacionais Carolina Loyolla Ataide e Felipe Ataide, ambos da 3ª RE. O Bispo Paulo Rangel (1ª RE) está atualmente como bispo assessor da Confederação de Juvenis, nos dando suporte e aconselhamento constantemente.
Desde nosso primeiro encontro presencial, temos nos reunido semanalmente para gerar um movimento de aproximação, amizade e intimidade. O maior desafio de ser liderança em nível nacional é o fato de não conhecermos nossos parceiros de caminhada, por serem de outros estados e regiões. A partir desta proposta, notamos um vínculo forte sendo formado entre o grupo de juvenis, certamente criado pelo Senhor.
Apresentamos, agora, um breve relatório de nossas atividades de 2023:
1. Reunião Inicial – Catedral Metodista do Rio de Janeiro (abril de 2023):
A Confederação de Juvenis testemunhou um início promissor de seu biênio, com a presença da mesa da Confederação, do Bispo Paulo Rangel, do ex-conselheiro nacional Luiz Alceu Zapparoli e do conselheiro atual Felipe. Junto à confederação, as mesas das federações de juvenis da 1ª e 7ª Regiões também marcaram suas presenças.
2. Encontro Nacional de Artes (julho 2023):
Em uma rica imersão de capacitação, os cinco ministérios de artes — música, dança, malabares, teatro e mídia — convergiram em um Encontro Nacional de Artes. O evento destacou a missão como o propósito central, envolvendo especialmente os grupos regionais missionários da 1ª, 3ª e 7ª Regiões (JUMEMI e JUCAMI). Foi um período de aprimoramento técnico e espiritual, preparando juvenis do Brasil para expressarem sua fé por meio das artes.
3. Reunião Plena da CoMeJu (setembro 2023):
Uma assembleia impactante ocorreu no mês de setembro. Federações de juvenis de diversas regiões (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 7ª e 8ª) se uniram à CoMe- Ju para discutir os rumos do biênio de 2024/2025. Além de planejar, experimentamos momentos de comunhão e compartilhamos sonhos. A visão da CoMeJu para o futuro brilha com a promessa de continuarmos sendo agentes ativos na missão metodista.
4. Representação junto às federações:
Além destas mobilizações, nossa mesa da Confederação esteve presente em quase todos os acampamentos ou eventos regionais de juvenis de todas as regiões, com poucas exceções. É riquíssima esta oportunidade cultural e ela tem nos fortalecido pessoal, social e espiritualmente.
Os conselheiros nacionais Carol e Felipe, que também atuam como conselheiros regionais (3ª Região), criaram um livro de devocionários para adolescentes em 2023, intitulado “Mente aberta, coração aquecido”. Esta ação foi regional, com parceria do Bispo Marcos Garcia, mas está em nossos planos como ação para 2024 a criação de uma segunda edição, contando com a participação de bispos, pastores, juvenis e apoiadores deste trabalho de todas as regiões.
E a partir destes momentos de planejamento e oração, pudemos chegar à nossa agenda para 2024 e 2025, a qual continuará com o foco na missão por meio de eventos como: reuniões plenas, Encontro Nacional de Artes, capacitação de liderança juvenil e Juname.
Em cada evento, a Confederação Metodista de Juvenis reafirmou seu compromisso inabalável com a missão. Marcos 15.16 permanece como nossa inspiração, orientando-nos na preparação da nossa geração. Que o eco desses eventos ressoe como um convite contínuo para todos os juvenis metodistas: a missão é nossa essência, nosso propósito, e continuará sendo a força que nos guia em cada passo.
Carolina e Felipe Ataide
Conselheiros Nacionais de Juvenis