Publicado por Redação em Notícias, Artigo DNTC - 06/03/2018 às 16:57:00

A criança e a oração

“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes”   (Rubem Alves)

Ao ler essa bela citação nas redes sociais de nossa bispa Hideide, ficou-me claro sobre o que deveria compartilhar acerca da importância da oração.

Todas as pessoas cristãs sabem que orar é importante, mas parece que ensinar isso a uma criança é um tanto complicado. Elas estão sempre nos observando. O que fazemos diz muito mais forte e claro do que nossas palavras, seja em nossa família ou na igreja. Quer ensinar uma criança? Faça. Seja. Inspire com suas atitudes.

Ore perto de uma criança, ore com ela e ore por ela. Tenha verdadeiramente um relacionamento com Deus e a prática de orar. Inicialmente, ela vai imitar por admirar você e por querer se parecer com você, mas inevitavelmente, com o tempo, ela vai orar por entender que há muito mais por trás dessa ação. 

Perguntas surgirão no decorrer dessa caminhada… Responda a todas que puder, não as ignore. E a cada resposta lembre-se: ela saberá identificar se o que você diz é realmente o que sente e faz.

É um grande desafio ser responsável pelas crianças, mas igualmente grande é o privilégio de ensinar e discipular. Receba motivação para orar pelas crianças enquanto lê este texto. Que, com seu exemplo e estímulo, todas tenham a oportunidade de descobrir a grande alegria de falar com Deus por meio da oração. 

Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC)
Publicado originalmente no Jornal EC de março de 2018. Acesse aqui.


Posts relacionados

Direitos Humanos, Conscientização, Atualidade, Igreja e Sociedade, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Crianças e adolescentes desprotegidos

Os números assustam. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), de 2018 até o primeiro semestre de 2019, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) recebeu 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo que 17.093 registros são referentes à violência sexual. Os dados integram o Balanço Anual de 2018 e foram confirmados pela ministra do MDH, Damares Alves, em maio deste ano.

Notícias, Atualidade, Conscientização, Direitos Humanos, por José Geraldo Magalhães Jr.

Setembro amarelo, mês de prevenção do suicídio

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto, que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.