Publicado por Redação em Metodismo - 26/10/2023 às 09:29:00

93 anos de autonomia da Igreja Metodista do Brasil


Documento de proclamação da autonomia foi lido em 2 de setembro de 1930, no primeiro Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil

 

“Nós, os membros da Comissão Conjunta, rendendo graças a Deus por sua direção e pelo espírito de cooperação que reinou em nossas deliberações, declaramos aberto o primeiro Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil; declaramos, mais, que os membros e ministros da Igreja Metodista Episcopal do Sul no Brasil passam, por este ato, a serem membros e ministros da Igreja Metodista do Brasil; que a Igreja Metodista Episcopal do Sul deixa de existir no Brasil, e que a Igreja autônoma, por esta proclamação, fica constituída. Cidade de São Paulo, 2 de setembro de 1930”. Em 2 de setembro de 1930, na Catedral Metodista de São Paulo, foi lido o documento com o trecho destacado que declarou a autonomia da Igreja Metodista em solo brasileiro. Já se foram 93 anos...

O Metodismo consolidou-se no Brasil a partir de 1867, quando chegou ao país um grupo de norte-americanos da Igreja Metodista Episcopal do Sul, dentre eles o Rev. Justus E. Newman. Em 1875 a Igreja do Sul dos EUA resolveu mandar para o Brasil o missionário Rev. John James Ransom, que foi uma das figuras mais importantes da nossa Igreja Metodista. A missão da Igreja Metodista foi crescendo no Rio Grande do Sul, em São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Na esteira da expansão do trabalho metodista no Brasil, em 1886 foi fundado o Expositor Cristão, que no primeiro momento recebeu o nome de O Metodista Católico.

O movimento pela autonomia começou por volta da primeira década do século XX, onde diversas manifestações surgiram entre as lideranças clériga e leiga, que buscavam um episcopado mais próximo do país, pois até então os bispos eram americanos e residiam fora do Brasil. Com o desenvolvimento da missão metodista no Brasil, a igreja brasileira manifestou nas conferências gerais de 1927 e 1929 as intenções de ter um bispo para a futura igreja autônoma. Com a autonomia efetivada, elegeu-se o primeiro bispo da nova Igreja, o reverendo Willian Tarboux, que já tinha servido no Brasil.

Após setembro de 1930, a Igreja Metodista do Brasil cumpriu todos os requisitos para sua consolidação como igreja autônoma, escolhendo o reverendo Cesar Dacorso Filho como primeiro bispo brasileiro em seu segundo Concílio Geral no ano de 1934. Desde então, experimentamos muitas conquistas e desafios, mas sem jamais declinar de nossa trajetória de trilhar “a linha de esplendor” na missão de “espalhar a santidade bíblica pela Terra”. 

A Linha do Tempo apresentada a seguir é uma complementação da que já conhecemos. Pretende atualizar a trajetória metodista no Brasil com os destaques e principais decisões conciliares após a última publicação no ano de 2016. Você pode acessar o vídeo e documento com a Linha do Tempo do Metodismo brasileiro completo, desde a proclamação de sua autonomia até os dias atuais, no site oficial da Igreja Metodista do Brasil.


Posts relacionados